Tudo sobre pets

Yorkshire

O Yorkshire Terrier é um dos cães mais requisitados para a função de cães de companhia.

Área de origem: Inglaterra

Família: Terrier

Função original:
caça de vermes

  • Energia
    5
  • Gosto por Brincadeiras
    5
  • Amizade com Outro Cães
    3
  • Amizade com Estranhos
    4
  • Amizade com Outro Animais
    3
  • Necessidade de Exercício
    2
  • Apego ao Dono
    4
  • Facilidade de Treinamento
    3
  • Guarda
    2
  • Cuidados com a Higiene do Cão
    5

Origem

A história da origem do Yorkshire Terrier começa na Inglaterra, na região de Yorkshire (nordeste do país) conhecida por produzir bons animais. Acredita-se que ele é um cruzamento proposital de uma variedade de terriers. No fim do século XI, os servos ganharam permissão para criarem cães, porém seu tamanho não deveria ultrapassar o de um aro metálico de sete polegadas de diâmetro. Por isso acredita-se que foram feitos os cruzamentos. Em 1880, eles chegaram à América mas a raça tinha tamanhos tão variados que começou a gerar uma confusão em relação ao tamanho correto. Os Yorkies de antigamente pesavam de 5,5kg a 6,3kg. Em 1900, foi decidido tanto na Europa quanto na América, que o menor tamanho era preferencial, e começaram a se esforçar para criar Yorkies cada vez menores, com o pelo cada vez mais longo. Seu reconhecimento foi dado na fundação do clube da raça Yorkshire Terrier, em 1898.

Caracteristicas

As características físicas do Yorkshire começam pelo fato de serem de pequeno porte, pesando de 2,3Kg a 3,5Kg, com tamanho de 15cm a 17cm. É considerado um cão toy (pequeno), tem sua cabeça proporcional e reta no topo. Seu nariz é preto bem como seus olhos. Suas orelhas são eretas em V, a cauda é parcialmente cortada para fins estéticos. Quanto às características do Yorkshire referentes à pelagem, ela é fina, lisa e longa, chegando a atingir 37cm, e cresce de forma permanente. A textura chega a ser descrita como similar ao cabelo humano, sem presença de sub-pelo. Sua cores são consideradas azul-aço e o fulvo. O azul-aço é considerado um cinza brilhante, quase preto, o que dá a impressão de azul, enquanto o fulvo é classificado como um amarelo tostado quase caramelo.

Temperamento

Quanto ao temperamento do Yorkshire, pode-se dizer que são de personalidade forte, teimosos e inteligentes. Embora tenham tendência a latir muito, pode ser facilmente educados para não latirem tanto. São considerados um dos cães mais inteligentes do mundo, por isso não é difícil adestrá-los. Gostam de atenção e carinho dos donos. São boa companhia e tem bastante energia para brincar. Aprendem a conviver com os donos facilmente.

Doenças

Cada raça está mais propícia a ter determinadas doenças. As principais doenças do Yorkshire são: luxação de patela, dermatite atópica, dentição dupla, hérnia, necrose asséptica, fechamento tardio da moleira, ceratoconjuntivite seca. Os melhores tratamentos preventivos estão nas visitas regulares ao veterinário, e na observação dos sinais clínicos. Ou seja, sempre dar atenção ao seu animal, brincar com ele e observar qualquer alteração. Os diagnósticos podem ser feitos apenas por um profissional. A vacinação contra raiva, vermes e bactérias também é fundamental para evitar doenças que aparecem nos cachorros em geral. Sempre verifique se a vacinação está em dia.

Preço

O preço do Yorkshire varia de acordo com a sua linhagem, pedigree, histórico de doenças familiares, local da venda entre outros. Os preços dos filhotes de Yorkshire vão de R$ 300 a R$ 2 mil. O mais confiável é comprar o Yorkshire Terrier em Pet Shops do que em sites, é uma forma de garantir se o cachorro possui doenças, e confirmar a pedigree dele.

Cuidados Especiais

Os cuidados mais importantes que esta raça precisa é em relação ao banho, unhas e pelos. Ou seja, sua higiene, que quando bem cuidada evita algumas doenças dermatológicas. O banho deve ser dado duas vezes por mês, caso seja dado em casa a água deve estar em temperatura agradável. As unhas devem ser cortadas regularmente, para isso é preciso levar em local especializado como o Pet Shop. Os seus pelos nunca podem ser tosados, o cachorro desta raça não possui um subpelo. O que pode ser feito é cortar os fios que são longos, e o corte higiênico, tirando o pelo das partes intimas, patas e rosto. Os pelos precisam ser escovados diariamente, feitos do sentido do crescimento do pelo, depois em direção oposta, e por fim, escovando novamente no sentido de crescimento, como um ritual.

Fotos

york
york yorkshire terrier yorkshire na coleira yorkshire liso yorkshire fofo yorkshire filhotinho yorkshire filhote yorkshire york pelo longo york adulto

Vídeo

Artigos sobre a raça Yorkshire



Saldão