Origem
A origem do Border Collie começa em sua terra natal, a Grã-Bretanha. Inicialmente, era um cão de pastoreio, seus ancestrais no século XIV atuavam como pastores de rebanho. Ele surgiu em uma região localizada entre a Inglaterra e Escócia, o que deu origem ao seu nome Border, que significa fronteira. Foi durante muito tempo considerado o cão de caça mais popular do mundo, hoje a sua principal função é fazer companhia.
Os cães pastores eram comuns no século XIV, em 1873 aconteceu o primeiro campeonato de cães pastores de ovelhas, que levou os primeiros border collies a aparecer, graças a um cachorro chamado Hemp, que se destacou tanto que gerou um grande número de descendentes.Hemp é considerado o pai do Border Collie.
Caracteristicas
As características do Border Collie são o tamanho que varia de 40cm a 55cm, pesando de 15Kg a 23Kg. Quanto às características da pelagem, pode ser encontrada de dois tipos: pelo longo (7 cm de comprimento) e curto (3cm de comprimento). A cor mais comum é a combinação de preto e branco, podendo ser encontrado também no vermelho, cinza e azulado.
Temperamento
O temperamento do Border Collie pode ser descrito como trabalhador, dócil e alegre. Possuem muita energia física e mental, adoram se exercitar e principalmente correr. São extremamente inteligentes, considerados a raça número um neste quesito, por isso o adestramento dele é fácil de ser feito. São companheiros e fieis a seus donos. Por serem muito ativos e precisarem gastar energia, apartamentos não são as melhores moradias para eles e os passeios devem ser feitos diariamente. Por ter uma descendência de cães pastores, eles costumam ser protetores e desconfiados em relação a estranhos.
Doenças
Toda raça canina pode estar mais predisposta a determinadas doenças. Neste caso, as principais doenças do Border Collie são displasia coxo-femural e atrofia progressiva da retina. A displasia coxo-femural é uma doença hereditária, que compromete fisicamente a articulação entre fêmur e a bacia do cão causando problemas na locomoção, dor e incômodo. Já a atrofia progressiva da retina é a perda gradativa da visão, onde acontece uma degeneração progressiva da retina, podendo levar à cegueira.
Os melhores tratamentos preventivos consistem em sempre observar o animal de estimação e levá-lo para visitas periódicas ao veterinário. Quando se observa o cachorro, fica mais fácil notar quaisquer sinais clínicos de alguma doença. Quanto aos diagnósticos, apenas um profissional pode fazer. É importante também que o animal esteja sempre com as vacinas em dia, principalmente contra raiva e vermes.
Preço
Na hora de adotar um cão, o preço varia de acordo com a raça, seu pedigree, histórico de doenças dos pais, sexo entre outros fatores. Os preços dos filhotes de Border Collie estão em uma média de R$ 800 a R$ 1,5 mil.
Cuidados Especiais
Nos cuidados especiais do Border Collie, o principal é envolvê-lo em atividades físicas. Poucos cães são tão voltados ao trabalho como ele, e por isso tem a característica de serem agitados e precisarem de uma ocupação diária. É preciso dar atividades físicas e mentais a ele para que possa satisfazer a sua natureza trabalhadora. Muito ativo, é um cão que gosta da companhia familiar, por isso outro cuidado é nunca deixá-lo muito tempo sozinho, eles gostam de atenção. Um cão que pode ser um ótimo companheiro de corridas, por isso precisa de um dono dedicado e que goste de atividades físicas. Quanto aos cuidados físicos, seu pelo precisa ser escovado de uma a duas vezes por semana.