Origem
O país de origem do Bulldog Inglês ainda é um pouco incerto, mas seus primeiros registros aparecem na Inglaterra, por isso é considerado um cão Inglês. Estes datam do início do século XVIII. Os bulldogs eram usados nos combates entre touros e cachorros, uma diversão naquele século. Não à toa seu nome vem de bull = touro, e dog = cachorro. No início, possuíam um porte físico diferente do que é visto hoje, eram semelhantes à raça Boxer.
A disputa de cachorros e touros foi proibida, e os cães passaram a lutar em rinhas entre eles. Posteriormente, este tipo de luta também foi proibido, e os cães passaram a ser apenas bons companheiros das famílias. Ele foi cruzado com outras raças até chegar ao porte que possui hoje. Da época do combate com touros, o único aspecto físico que mantém é sua mandíbula, cuja arcada debaixo é maior que a de cima. Com o focinho posicionado desta maneira, eles conseguiam morder o pescoço do touro com mais facilidadeCaracteristicas
Segundo as características físicas do Bulldog Inglês, sua altura é baixa, porém são cães largos, seu peso chega a 25Kg. Uma das curiosidades da raça, é que por conta de seu porte físico eles possuem dificuldades para se reproduzir. Eles precisam de ajuda na hora do parto, em 94% dos casos é necessário realiza a cesariana nos Bulldogs. Dentre as características do Bulldog Inglês, sua pelagem se destaca sendo descrita como curta, lisa e fina; já as cores são sempre sólidas e vão do vermelho - em diferentes tonalidades, fulvo, rajado, branco, ou combinação de branco com estas cores. Por ter um focinho curto e achatado, podem ter dificuldades de respiração e se cansar facilmente.Temperamento
O temperamento do Bulldog Inglês é dócil, calmo e tranquilo. No passado, a raça Bulldog Inglês era de briga, hoje são brincalhões e muito afetuosos, adoram a atenção dos donos. É uma raça silenciosa que dificilmente late.
Doenças
As principais doenças do Bulldog Inglês, ou seja, as que eles estão mais propensos a ter são: dermatites, assaduras, problemas respiratórios, colapso cardiopulmonar. Por isso eles precisam viver em locais arejados e frescos, já que não se adaptam bem as mudanças climáticas. Alguns sinais clínicos podem ser percebidos pelos donos, para evitar que as doenças se agravem. Por exemplo, o colapso cardiopulmonar acontece quando o Bulldog Inglês é submetido a estresse por temperatura muito elevada.
A obesidade é outro problema que pode atingi-los, por isso é importante estar atento à sua alimentação e sempre levá-los para passear. Para doenças como raiva, vírus e bactérias os tratamentos preventivos são essenciais. Os diagnósticos de qualquer doença neste cachorro deve ser feito por um veterinário. As visitas regulares a este profissional são essenciais para a boa saúde do Bulldog.Preço
O preço do Bulldog Inglês pode variar de acordo com sua linhagem, histórico de doenças familiares, pedigree entre outros fatores. Os preços dos filhotes de Bulldog Inglês variam de R$ 1.100 a R$ 3.800. É possível encontrá-los em Pets Shops por todo o Brasil, e em alguns sites. O mais confiável é comprar nos Pets Shops.
Cuidados Especiais
Os Bulldogs precisam de alguns cuidados importantes, primeiramente no que diz respeito a seus passeios. Eles possuem um focinho achatado e curto, o que faz com que tenham dificuldade de respirar, por isso precisam de atenção redobrada nos dias de muito calor ou muito frio. Horários onde o sol está mais forte não são recomendados, e é preciso levar água fresca e procurar locais com sombra para que descansem.
Quando começam a ficar muito cansados e muito ofegantes são sinais de que o passeio foi muito longo e é preciso parar. As caminhadas curtas no inicio da manhã e fim da tarde são as mais apropriadas. Precisa de atenção quanto à limpeza das dobras do focinho e pescoço, pois tendem a ficar úmidas causando problemas de pele. A limpeza pode ser feita com água e sabão neutro.