Tudo sobre pets

Pinscher

Pinscher é um cachorro de pequeno porte e valente, ótimo cão de guarda.

Área de origem: Alemanha

Família: Terrier, pinscher

Função original:
caçar ratos

Tamanho médio do macho:
25 a 31 cm | 3 a 5 kg

Tamanho médio da fêmea:
25 a 31 cm | 3 a 5 kg

Outros nomes: reh pinscher, zwergpinscher

  • Energia
    6
  • Gosto por Brincadeiras
    6
  • Amizade com Outro Cães
    3
  • Amizade com Estranhos
    2
  • Amizade com Outro Animais
    2
  • Necessidade de Exercício
    3
  • Apego ao Dono
    3
  • Facilidade de Treinamento
    2
  • Guarda
    6
  • Cuidados com a Higiene do Cão
    2

Origem

A origem do Pinscher é a Alemanha, os primeiros registros da raça datam de 1836, século XVII, e apesar do que muitos acreditam, não possui relações de linhagem com o Doberman. Os pinschers são o resultado do cruzamento entre os cães dachshunds e greyhound italianos. Conta-se que o pinscher é um cachorro que foi desenvolvido por fazendeiros alemães para que fossem auxiliares na caçada de ratos. Atualmente, são excelentes companheiros, e devido ao seu tamanho e pelos curtos, adapta-se facilmente à vida em apartamentos. Seu reconhecimento como raça foi feito oficialmente em 1879. Existem algumas variações da raça, sendo o miniatura o mais conhecido, e chamado apenas de pinscher.

Caracteristicas

Dentro das características físicas do Pinscher, ele pode ser descrito portador de corpo esbelto, magro e formação equilibrada. Suas orelhas são altas e erguidas. A altura do pinscher varia de 25cm a 32cm, e o peso, de 3 Kg a 4,5 Kg. Outra característica do Pintcher é sua pelagem curta e lisa, disponível nas cores preto, caramelo e raramente cinza.

Temperamento

O temperamento do Pinscher é calmo, vigilante e sempre ativo. Por serem destemidos e sempre atacando quando enxergam alguma ameaça, são considerados cães de guarda, mostrando que tamanho não é documento. A qualquer sinal de intrusos na casa, por exemplo, eles latem e partem para cima destemidamente, apenas se acalmam quando o dono manda. Muito fieis à família a que pertencem, costumam gostar de crianças, mas não são pacientes com elas o tempo todo. Esta é uma raça inteligente, teimosa e muito territorial. O territorialismo pode atrapalhar o seu comportamento, por isso precisam ser bem educados desde filhotes.

Doenças

As principais doenças do Pinscher são: sarna demodécica, Epilepsia e Luxação de patela. A epilepsia é uma doença bem comum nesta raça, e precisa ser controlada com medicação indicada por veterinário. Já a sarna demodécica, é uma enfermidade causada pelo ácaro Demodex canis. Muitas doenças são hereditárias, já outras são aquelas às quais a raça está mais propensa geneticamente. Os tratamentos preventivos destas e outras doenças consiste em visitas regulares ao veterinário, vacinações em dia e atenção dos donos. Qualquer alteração de comportamento do animal pode indicar o inicio de uma enfermidade. Os sinais clínicos, se percebidos no inicio, assim como os diagnósticos feitos cedo ajudam a tornar o tratamento mais fácil e eficiente.

Preço

O preço do Pinscher é determinado de acordo com alguns fatores como sexo (fêmeas são mais caras), linhagem, pedigree, histórico familiar de doenças, entre outros. Os preços dos filhotes de Pinscher são encontrados em uma média de R$ 200 a R$ 800.

Cuidados Especiais

Os cuidados especiais do Pinscher envolvem atenção e atividades físicas. Esta é uma raça que apesar do pequeno porte se mostra bastante ativa e precisa de exercícios diariamente. Os passeios diários e brincadeiras em casa os estimulam, deixando-os mais comportados e mais saudáveis. Um cão que fica trancado o dia todo em casa pode contrair doenças psicológicas e se tornar mais agressivo. Apesar das caminhas serem diárias não devem ser longas pois devido a seu tamanho não aguentam muito tempo. A alimentação do pinscher deve ser controlada e equilibrada, a alimentação interfere no pelo e na saúde do animal. Sua pelagem necessita de poucos cuidados, pois é curta e lisa, a escovação deve ser feita apenas uma vez por semana. Por ser um cão com poucos pelos e pequeno, ele pode sentir mais frio, por isso ele não deve ser criado do lado de fora de casa.

Fotos

pinscher
pinscher pinscher preto pinscher dormindo pinscher na grama pinscher marrom pinscher marrom pinscher-filhote pinscher de roupinha pinscher de lado pinscher de coleira

Vídeos



Saldão