Tudo sobre pets

Maltês

O maltês é um dos cachorros preferidos para cão de companhia pois são de pequeno porte e com pelagem fofa.

Área de origem: Ilha de Malta

Família: Bichon, companhia, terrier, cão da água

Função original:
Cão de colo

  • Energia
    5
  • Gosto por Brincadeiras
    5
  • Amizade com Outro Cães
    4
  • Amizade com Estranhos
    2
  • Amizade com Outro Animais
    4
  • Necessidade de Exercício
    2
  • Apego ao Dono
    4
  • Facilidade de Treinamento
    4
  • Guarda
    6
  • Cuidados com a Higiene do Cão
    4

Origem

A origem do Maltês é oficialmente dada na ilha de Malta, onde eram comercializados. Mas sua história começa bem antes, no Egito. Na tumba do Faraó Ramsés II, foi encontrada uma estátua que retratava um pequeno Maltês. Esta que é considerada uma das mais antigas raças do mundo, foi levada pelos fenícios (egípcios) para a Ilha de Malta em 1.500 a.C., os primeiros documentos registrando sua existência são de 300 a.C.. Embora tenham sido exportados para a Europa, eles não se misturaram com outras raças permanecendo puros. Apesar de ter como marca principal a pelagem branca, os primeiros Malteses apareciam em outras cores. Eles se tornaram populares no século 14 na Inglaterra, onde se tornaram queridos pelas damas da sociedade. Hoje é um dos toys mais populares inclusive no Brasil. O cachorro maltês tornou-se, inclusive, um dos personagens mais queridos da novela Salve Jorge, da Rede Globo.

Caracteristicas

As características físicas do Maltês começam por seu porte físico, eles chegam aos 25cm e pesam 4 Kg. Mas dentro das características do Maltês, a mais marcante é a pelagem lisa e bem branca.Quando é mantido o corte, seus pelos podem chegar até o chão. Por isso precisam ser escovados diariamente, do contrário é preciso tosá-lo. Em sua cabeça, a pelagem também é lisa podendo ser confundida com a barba. Sua cor é branco puro, podendo variar no máximo para marfim pálido.

Temperamento

O temperamento do Maltês é alegre, apegado aos donos, e dócil. A raça Maltês adora um colo e ficar perto dos donos. Apesar de pequeno, é cachorro com bastante energia e que adora passeios. Pode latir bastante, e o dono precisa se acostumar. Costumam ter um bom convívio com a família e é carinhoso com todos. Apesar de parecer inocente, ele tem um lado corajoso e rabugento, e pode desafiar cães maiores.

Doenças

Cães de raça podem acabar sofrendo com doenças que são mais comuns na sua espécie. As principais doenças do Maltês são alergias, luxação da patela, e atrofia progressiva da retina. A luxação da patela é uma má formação no osso da pata que pode fazer com que ele sinta dores e tenha dificuldades em se locomover, nos casos graves é preciso cirurgia. Já a atrofia progressiva da retina é um problema ocular que pode levar à cegueira. As alergias no Maltês podem ser causadas por produtos de limpeza ou pulgas. Alguns deles podem desenvolver dentição dupla, o que aumenta a chance de gengivite, causando a perda dos dentes. Quando se dá atenção ao animal de estimação fica mais fácil perceber sinais clínicos e levar o quanto antes para um veterinário. Além da atenção, as visitas regulares ao médico veterinário são importantes, fazendo parte dos tratamentos preventivos. Outra forma de prevenir doenças é estando em dia com a sua vacinação. Médicos veterinários são os únicos que podem realizar diagnósticos corretos.

Preço

O preço do Maltês varia de acordo com seu pedigree, linhagem, sexo entre outros quesitos. É importante pesquisar e, de preferência, fazer a compra em canis. Os preços dos filhotes de Maltês variam de R$ 800 a R$ 2,5 mil.

Cuidados Especiais

Os cuidados especiais com o Maltês começam com a atenção e carinho. Ele se satisfaz com brincadeiras dentro de casa, brincando no quintal e fazendo passeios na coleira. Apesar de precisar de passeios ao ar livre, ele é um cão para ser criado dentro de casa e não fora. Seus pelos precisam de cuidados, sendo penteados a cada um ou dois dias. O corte e a tosa devem ser feitos regularmente. Seus ouvidos devem ser devidamente cuidados para não sofrerem futuramente com infecções. Uma boa higiene ajuda a evitar problemas de saúde.

Fotos

maltês
maltês Maltês de cabelo chanel maltês pelo longo maltês passeando maltês na grama Maltês filhotinho Maltês fofinho maltês de lacinho maltês competição maltês adulto

Vídeo

Artigos sobre a raça Maltês



Saldão