Tudo sobre pets

Lhasa Apso

Apesar de ser um cão pouco ativo, o Lhasa Apso precisa realizar exercícios físicos diariamente.

Área de origem: Tibet

Família: companheiro, pastoreio

Função original:
cão de guarda, companheiro

Tamanho médio do macho:
25 a 27 cm | 5 a 7 kg

Tamanho médio da fêmea:
25 a 27 cm | 5 a 7 kg

  • Energia
    4
  • Gosto por Brincadeiras
    4
  • Amizade com Outro Cães
    4
  • Amizade com Estranhos
    2
  • Amizade com Outro Animais
    4
  • Necessidade de Exercício
    2
  • Apego ao Dono
    4
  • Facilidade de Treinamento
    2
  • Guarda
    6
  • Cuidados com a Higiene do Cão
    5

Origem

A origem do Lhasa Apso é o Tibet (China), ele costuma ser muito confundido com o Shih Tzu, cão originário do oeste da China. Considerado um dos cães mais antigos, com registros em 1500, acredita-se que a raça descenda do Mastiff Tibetano. Sagrados para os monges, tinham a função de alertar e zelar pelas propriedades; além de serem vistos pelos budistas como seres capazes de preverem avalanches. Por serem sagrados, eram bem cuidados e jamais trocados por dinheiro. Dalai Lama costumava presentear seus convidados de honra com um Lhasa Apso, e há uma crença até hoje de que quem é presenteado com um ganha sorte para a vida inteira. Outra lenda budista que o envolve, diz que quando os lamas morriam, sua alma entrava nos corpos sagrados dos cachorros, assim transmitindo um toque de reverência por esses cães. Fora da China, foi visto pela primeira vez no Japão, chegando ao ocidente por volta de 1930 na Inglaterra. Outra curiosidade é que o personagem “Floquinho” da Turma da Mônica, quadrinhos de Mauricio de Sousa, é um Lhasa.

Caracteristicas

As características do Lhasa Apso começam por sua pelagem longa, densa, caída e macia. Suas cores podem ser diversas, inclusive mescladas, não havendo cores especificas. Outras características é a sua altura média de 40cm a 50cm, olhos amendoados, seu focinho de quase 4cm, e a sua cauda longa.

Temperamento

O temperamento do Lhasa Apso é descrito como leal aos donos, e desconfiado com estranhos. São inteligentes e destemidos, não são considerados muito ativos, tendo picos de atividades. Eles podem ficar um longo período descansando. Por isso são indicados para quem vive em apartamentos. Uma curiosidade é que os Lhasas têm tendência a comportamentos dominantes.

Doenças

Cães de raça como o Lhasa Apso tem tendência a desenvolver algumas doenças que podem ser genéticas. Elas não aparecem juntas de uma vez. As principais doenças do Lhasa Apso são: dermatites alérgicas, atrofia progressiva da retina e conjuntivite. Esta raça é extremamente sensível, por isso pode desenvolver alergias facilmente. Quando definida a causa destas alergias, o mais recomendado é evitar o contato do cão com o alérgeno. A atrofia progressiva da retina pode aparecer nos filhotes, uma doença que atinge a retina e pode levar o cão à perda total da visão. As conjuntivites são comuns, e causadas pelo atrito dos pelos que são longos com os olhos. Quando se observa e acompanha o crescimento do animal, fica mais fácil perceber quaisquer sinais clínicos. Os tratamentos preventivos consistem na visita periódica ao veterinário e nos cuidados do dono com o cão. Diagnósticos devem ser feitos apenas pelo veterinário.

Preço

O preço do Lhasa Apso varia de acordo com o seu pedigree, histórico familiar de doenças, sexo, e outros fatores. Os preços dos filhotes de Lhasa Apso estão em uma média de R$ 500 a R$ 1,2 mil.

Cuidados Especiais

Apesar de ser um cão pouco ativo, ele precisa realizar exercícios físicos diariamente. Caminhadas curtas são suficientes para eles, exercícios regulares deixam o cão mais saudável, e evitam problemas como obesidade. O Lhasa é um cão para viver dentro de casa e em apartamentos, o ar livre não é um bom local para ele dormir e viver. Com o seu pelo, os cuidados são a escovação que deve ser feita a cada dois dias. Na hora do banho, é importante desembaraçar os nós.

Fotos

lhasa claro
lhasa claro lhasa preto lhasa preto e branco lhasa pelo longo lhasa pelagem lhasa filhote Lhasa Apso lhasa caramelo lhasa apso pelo longo lhasa apso

Vídeo

Artigos sobre a raça Lhasa Apso



Saldão