Tudo sobre pets

Doberman

Atento, vigilante e excelente cão de guarda, estas costumam ser as primeiras características do Doberman.

Área de origem: Alemanha

Família: Mastiff

Função original:
cão de guarda

Tamanho médio do macho:
66 a 72 cm

Tamanho médio da fêmea:
61 a 68 cm

Outros nomes: Doberman Pinscher

  • Energia
    5
  • Gosto por Brincadeiras
    2
  • Amizade com Outro Cães
    2
  • Amizade com Estranhos
    2
  • Amizade com Outro Animais
    4
  • Necessidade de Exercício
    4
  • Apego ao Dono
    4
  • Facilidade de Treinamento
    6
  • Guarda
    6
  • Cuidados com a Higiene do Cão
    2

Origem

O país de origem do Doberman é a Alemanha, talvez por isso se mostre um cão obediente e na maior parte do tempo sério. Acredita-se que ele tenha sido desenvolvido a partir do cruzamento das raças Weimaraner, Manchester Terrier, Rottweiler, Pinscher alemão e Greyhound inglês. O responsável por esse cruzamento que deu resultado ao Doberman seria Louis Dobermann de Apolda, na Turíngia, Alemanha. Louis era coletor de impostos, e carregava dinheiro por diversas regiões da cidade, algumas perigosas. Então ele decidiu ir atrás de um cão que pudesse ser seu companheiro, protegesse-o e fosse destemido. O Dobermann guarda estas características até hoje. Foi reconhecido em 1900, na Alemanha, onde foi determinado qual seria o padrão da raça.

Caracteristicas

Nas características físicas do Doberman pode se destacar seu corpo forte, musculoso, com mandíbula bem desenvolvida. Sua postura é sempre ereta e firme, como de um cavaleiro, suas orelhas pontudas e apontadas para cima dão o toque final. Outras características do Doberman é seu tamanho que chega a 70cm, podendo pesar até 40Kg. Sua pelagem é curta, considerada dura, espessa, e lisa, sendo disponível apenas nas cores, preto com castanhas e marrom com manchas castanhas. Dobermans chegam a atingir 60Km/h quando correm, mostrando rapidez e agilidade.

Temperamento

O temperamento do Doberman é dócil, obediente, ativo e sério. São cães inteligentes que sempre agem com firmeza, e têm uma personalidade estável. Fieis a seus donos, estão sempre alerta a qualquer sinal de perigo para proteger sua família. Este é um cão que possui mordida forte e pode causar sérios estragos, por isso é preciso treiná-lo desde filhote, evitando o risco de atacarem estranhos. São muito instintivos, e gostam da atenção dos familiares.

Doenças

As principais doenças do Doberman, males aos quais o animal está mais propenso são: cardiomiopatia, displasia coxo-femural, hipotiroidismo, atrofia progressiva da retina, Síndrome de Wobbler, Doença de Von Willebrand. Muitas doenças são hereditárias, por isso é preciso prestar atenção a seu histórico familiar. Da lista, a cardiomiopatia e doença de Von Willebrand são algumas das hereditárias, e mais comuns. A primeira é um problema no coração que precisa ser identificado logo de inicio, e a segunda é ocasionada pela instabilidade das vértebras cervicais ou má-formação do canal espinhal, o que acaba comprimindo a medula espinhal. Os sinais clínicos destas e outras doenças podem ser percebidos por seus donos em um primeiro momento. Alterações de comportamento podem indicar o início de alguma enfermidade. Os diagnósticos devem ser realizados apenas por um profissional, e os tratamentos preventivos consistem em visitas regulares ao medico veterinário, vacinações em dia e checagem do histórico familiar.

Preço

O preço do Doberman pode variar por causa de alguns fatores como: sexo do cachorro, (fêmeas custam mais caro), pedigree, linhagem, etc. Os preços dos filhotes de Doberman variam na faixa de aproximadamente R$ 600 a R$ 1,5 mil reais, encontrados em canis e petshops.

Cuidados Especiais

Nos cuidados especiais do Doberman, o primeiro item a ser levado em consideração são as atividades físicas. Este é um cachorro de grande porte e ativo, para crescer bem ele precisa realizar passeios todos os dias e brincadeiras de preferência ao ar livre. Isso os estimula e afasta o risco de se sentirem frustrados, gastando sua energia usando agressividade. Exercícios os estimulam física e mentalmente. O local de moradia desta raça deve ser de preferência espaçoso, eles não se adaptam muito bem a apartamento. Para não se tornarem traiçoeiros e agressivos, o que pode acontecer com qualquer raça, precisam apenas receber cuidados e atenção. O adestramento pode ajudar a torná-lo um cão comportado, além de ser uma forma de atividade. Sua alimentação deve ser bem regulada, e seus banhos regulares. Sua pelagem, por ser curta, não exige muita escovação.

Fotos

doberman pinscher
doberman pinscher doberman preto marrom doberman preto doberman perfil doberman de orelhas em pé doberman marrom doberman coleira doberman casal dobermans

Vídeos



Saldão