Troca de Dentes de Cachorros
Conheça mais sobre a troca de dente dos caninos.
Artigo publicado por Maria Paula
Nossos animais de estimação também trocam de dentes, assim como nós. Quem tem um cachorro filhote precisa ficar atento à troca de dentes do seu cachorrinho e entender o que isso causa. Os cachorros nascem banguelas, assim como nós, e antes de um mês de vida eles já mostram seus primeiros dentes de leite. São vinte e seis dentes de leite que serão substituídos entre o quarto e o sexto mês de vida do cachorro.
Esses novos dentes devem ficar com o cachorro para o resto da vida, eles são maiores e mais fortes. Os dentes são substituídos gradativamente e, muitas vezes, se você averiguar a dentição de seu cachorro, você verá que ele possui os dois tipos de dentes.
O Que o Dono Deve Fazer
É importante que o dono fique atento a algumas mudanças de comportamento que acontece na época da troca dos dentes do cachorro, mas não há motivos para se preocupar. A maioria dos dentes caem e são engolidos, sendo expelidos pelas fezes. Isso é natural e não causa problemas. Alguns cães passam um tempo com os dois dentes, o de leite e o novo. Espere até o primeiro ano do cachorro, se até lá o dente de leite não caiu, procure um veterinário para que ele o oriente sobre uma possível cirurgia.
A dentição dupla deve ser removida cirurgicamente porque ela aumenta a incidência de tártaro, gengivite, mau hálito e outros problemas porque o alimento se acumula em excesso entre os dentes. Espere até o cão atingir a idade adulta (um ano) para os dentes de leite caírem, caso contrário, remova cirurgicamente. Mas, lembre-se, essas ocorrências são raras.
Dente Caído
Também não é raro encontrar um dente caído preso a um brinquedo, ou perto dele. Isso porque a gengiva do cachorro fica sensível, coça e dói e isso faz o cachorro procurar roer e morder coisas. Nessa idade, da troca de dentes, é importante não dar brinquedos muito duros ao cachorro, eles podem causar fraturas e desgaste dos dentes. A melhor opção é dar ao seu cachorro brinquedos de borracha macia, firmes, mas ainda macio.
Sempre deixe seu cão com vários brinquedos para roer, porque ele vai passar esse tempo em grande desconforto e vai acabar roendo os móveis e objetos da casa. Se você flagrar o cachorro aliviando sua dor na gengiva roendo seus móveis, faça um barulho na hora em que ele estiver roendo, ou espirre água no seu focinho para ele ficar desconfortável e dê a ele os brinquedos próprios para ele roer.
Alguns especialistas também sugerem dar cenoura crua aos cães nessa fase para que ele fique roendo a cenoura. A cenoura, os ossos artificiais de couro e os palitos de couro são artifícios importante para o cachorro ser estimulado a roer e, assim, fazer uma espécie de escovação dos dentes. Caso seu cão goste da cenoura nessa época em que está trocando os dentes, não há problemas continuar dando o vegetal para o cachorro o resto da vida, assim ele mantém os dentes limpos e não vai roer o que não deve.
Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães
Comentários (8)