Tartaruga Terrestre
Conheça cada tipo de tartaruga para escolher certo.
Artigo publicado por Maria Paula
As tartarugas terrestres são as principais escolhas de quem quer ter uma tartaruga como animal de estimação e tem acham que por necessitarem de um aquário estas espécies sejam mais fáceis de serem tratadas.
Contudo, os ambientalistas e médicos veterinários não possuem um consenso quanto a isto principalmente pelo fato de que cada tipo de animal possui as suas diferenças no que tange a alimentação, locomoção, entre outras atividades rotineiras.
Tipos de Tartarugas
Confira a seguir as principais características das tartarugas terrestres:
- Jabutis: têm cabeças / faces contundentes e têm pernas que lembram um tronco de uma árvore, semelhante a um elefante. A maioria é exclusivamente herbívora e, portanto, não deve ser oferecido nenhum tipo de alimento de origem animal, incluindo alimentos vivos. Alguns não precisam nem de pequenas quantidades de proteína animal. Seu tamanho varia de animais com o tamanho de uma caixa de sapato até os imensos jabutis das Galápagos.
- Tartarugas de Caixa: são relativamente pequenas (para os padrões de tartarugas de terra) e semi-terrestres, pois passam a maior parte de seu tempo na terra, mas tendem a ter um corpo parecido com as de água. As tartarugas de caixa normalmente têm uma carapaça suave, sua cabeça / face é mais magra e pontuda e possui os pés com os garras nos dedos. Elas são onívoras e comem uma quantidade substancial de matéria animal (incluindo presas vivas, como grilos e minhocas) e fungos (nativos da sua área). Seu habitat selvagem contém muitos microclimas, “lugares variados, com diferentes condições ambientais, como o prado, chão da floresta, debaixo de troncos ou em tocas, etc.
- Tartarugas de madeira são de médio a grande porte e são animais semi-aquáticos, ou seja, ficam um monte de tempo em terra e na água. Esta espécie não só gosta de mergulhar, mas também fica considerável tempo vivendo como uma “tartaruga de água, nadando e se alimentando na água”. Por essa razão, o seu cuidado exige o conhecimento de ambas as espécies: as baseadas na terra e cuidados de tartaruga uma aquática, além de uma ampla oferta de ambos os tipos de habitats em seus gabinetes e uma dieta onívora.
O que podemos verificar é que, com exceção dos jabutis, embora as tartarugas recebem o nome de terrestres elas precisam ter a opção de água, por serem semi-aquáticas. Portanto, leve esta informação em consideração ao escolher qual o tipo de animal que você vai escolher para não ser surpreendido depois.
Além disso, leve em consideração a alimentação do animal principalmente se o escolhido for o jabuti que é um animal herbívoro e, portanto, não necessita da proteína animal. Este detalhe é muito importante visto que diversos pet shops acabam por desconhecer esta informação, conforme é divulgado por inúmeras associações de proteção aos animais.
O Local
Se a sua escolha for por um animal semi-aquático tenha em mente que o aquário deve comportar, pelo menos, 40 litros de água para que a tartaruga possa se movimentar com facilidade, além de se alimentar. Outro ponto importante é que a água deve estar sempre em uma temperatura aquecida e para isso é necessário ter um aquecedor, além de um bom filtro para manter a água limpa.
Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets
Comentários (2)