Raquitismo Canino
Conheça essa doença que atinge os câes: raquitismo canino.
Artigo publicado por Maria Paula
O raquitismo em cães é uma doença que ataca os ossos do animal na fase do seu crescimento. A doença causa um enfraquecimento dos ossos e alteração na formação deles. O raquitismo causa cães que não crescem propriamente, possuem ossos mal formados e que se quebram muito facilmente.
Causas
O raquitismo canino é causado pela falta de nutrientes essenciais aos cães em suas dietas, sendo mais comum em filhotes que foram mal alimentados, desmamados muito cedo, que comem comida artificial sem os nutrientes que eles precisam ou os que sofrem de alguma verminose que roubam esses nutrientes que eles conseguem normalmente pela alimentação. Alguns cães também podem sofrer alterações hormonais que causam o raquitismo.
Sintomas
O sintoma mais comum é a chamada depravação, ou aberração, do apetite, ou seja, o animal começa a comer coisas estranhas que não comiam antes. Muitos cães começam a comer terra, madeira, plástico, tijolo, panos, suas próprias fezes ou as fezes de outros animais. Eles comem qualquer coisa que está ao alcance. Além desse comportamento anormal, os animais acometidos dessa doença são apáticos, estão abaixo do peso, encontram-se com ventre volumoso, apresentam deformação dos ossos e pelos opacos e duros.
O raquitismo, com todos esses sintomas, causam uma deficiência no crescimento dos cães e as deformidades ósseas podem dificultar e muito a sua movimentação. As articulações dos cães ficam doloridas, roxas e inchadas, como se estivessem feridas e inflamadas, o crânio do cachorro pode ficar mais grosso e com consistência de borracha. Com a evolução da doença os dentes ficam fracos e podem até mesmo cair.
Tratamento
O cão só se recupera do raquitismo caso a enfermidade tenha sido identificada no começo do seu desenvolvimento. Cachorros que tenham passado por uma desnutrição grave e por mais tempo, muitas vezes não sobrevivem, ou, se sobrevivem, ficam deformados e fracos, e podem acabar morrendo de outras doenças.
A desnutrição é tratada com a nutrição adequada e mais intensificada, no começo, do cão. O raquitismo é causado pela falta de cálcio, vitamina D e fósforo, por isso é importante dar suplementos desses nutrientes para eles e mudar totalmente sua dieta. Caso o veterinário identifique que o raquitismo tenha vindo de uma verminose, o verme deve ser combatido com remédios específicos e o cachorro deve tomar suplementos até se livrar do parasita.
Depois que o cão sair do perigo do raquitismo, é importante se importar com o veterinário ou um especialista em nutrição animal sobre a melhor dieta para o seu cachorro. É recomendado trocar de ração, dar alimentos naturais e dar mais espaço para o cachorro correr e se exercitar. As verminoses também são perigosas, por isso, mantenha seu cachorro sempre em dia com as visitas ao veterinário, dê vermífugos ao seu animal regularmente e preste atenção no que ele anda comendo.
A doença é muito comum em filhotes, por isso não negligencie a alimentação de seus filhotes e não os desmame muito cedo. Caso seja impossível que o filhote mame até que ele mesmo largue as tetas da mãe (caso a mãe tenha morrido ou esteja sem leite), fale com seu veterinário sobre como alimentá-lo para suprir essa falta.
Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães