Tudo sobre pets

Raiva Felina

Raiva ataca diversos mamíferos, inclusive os gatos.

Artigo publicado por Maria Paula

A raiva é uma doença que apenas pelo nome já aterroriza, e não é para menos, os animais de estimação que são atingidos por ela, chegam ao óbito em poucos dias. Os gatos não estão livres dela. Ela tem esse nome porque um dos sintomas é a alteração de comportamento, fazendo o gato ficar agressivo. Para evitar a raiva felina, é importante conhecê-la, o que ajuda a evitar sua epidemiologia. Epidemiologia é uma doença que passa facilmente de um animal para outro, podendo atingir também seres humanos.

gato com raiva

O que é a Raiva em Gatos?

Entender a etiologia (origem) da raiva é a o primeiro passo para entendê-la. Ela é causada por um vírus da família Rhabdoviridae do Gênero Lyssavirus, por isso se trata de uma doença infecto-contagiosa. Este vírus tem a capacidade de atingir todas as espécies de mamíferos. A patogenia (o que faz) do vírus é atacar o sistema central nervoso. Este é o sistema de que fazem parte cérebro, medula e controle de sentidos como visão, olfato, audição, paladar. Quando ele entra no organismo, multiplica-se atingindo rapidamente o sistema nervoso, alcançando depois outros órgãos e glândulas salivares, onde se replica.

Como é Transmitida?

O vírus, quando presente no gato, fica concentrado em maior parte na saliva, então a principal forma de transmissão da doença é a mordida. Neste caso, o gato infectado morde outros gatos ou mamíferos como o ser humano e passa a doença. As feridas; arranhadura e lambida de mucosas são outras formas de passar raiva pelo agente transmissor.

 Sintomas

Perceber os sintomas da raiva felina pelos donos é fundamental, por mais que o animal esteja infectado e sem chances de cura, é importante levá-lo ao veterinário e evitar que outros animais ou pessoas possam ser infectados. Os sinais clínicos da raiva felina são: alterações sutis de comportamento do gato, anorexia, fotofobia e hidrofobia, além da agressividade. Ele pode apresentar também febre, inquietude, crise convulsiva e paralisia, evoluindo para o coma e a morte. Por isso, os cuidados com os gatos são fundamentais. Nos humanos, os sintomas são mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia.

raiva felina

Tratamento

A raiva é uma doença sem cura ou tratamento nos gatos, por isso é fatal. O que pode ser feito no caso de pessoas que foram mordidas por um animal que seja suspeito de ter a doença é injetar a vacina contra raiva felina, conhecida como antirrábica. Apenas o médico sabe como tratar e aplicar a vacinação. Nos gatos, o diagnóstico concreto pode ser feito apenas após a sua morte, com a analise de um pedaço de tecido cerebral. Nas pessoas, são feitos exames com amostras de saliva, fluido espinhal, plasma e pele.

Prevenção

No caso da raiva, as medidas de prevenção são essenciais. Entre as mais importantes para a prevenção da raiva em gatos está a vacinação anual antirrábica. Este é o tratamento preventivo mais eficaz e garante que o animal não contraia a doença. Certifique-se que as vacinas dele estejam em dia e participe das campanhas de vacinação.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Gatos




Envie seu comentário:


Comentários (6)