Quantos Anos Vive Um Gato
Aprenda Quantos Anos Vive Um Gato.
Artigo publicado por Maria Paula
Os gatos vêm sendo um bicho de estimação dos humanos desde o Egito Antigo quando eram venerados como deuses e era considerado boa sorte ter um gato em casa. Hoje, eles são comuns tanto passeando pelas ruas, independentes, como em casas e apartamentos fazendo parte de famílias humanas. Apesar de toda a lenda de que gato não é carinhoso, os bichanos continuam conquistando famílias e mostrando que são ótimos companheiros, brincalhões e carinhosos.
Expectativa de Vida
O tempo de vida de um gato depende de muitas coisas, incluindo se são domesticados e vivem com seus donos ou se estão soltos na rua, se são castrados ou não. Um gato vive entre quinze e vinte anos em média, mas existem gatos que podem chegar aos trinta anos.
A castração é um dos maiores elementos que levam os gatos a terem vidas mais longas por motivos bem óbvios: A maioria das causas de morte em gatos são de doenças que são transmitidas sexualmente ou através do sangue, e esse contágio acontece em brigas ou no sexo. Um gato castrado não tem interesse sexual e não participa de brigas porque as brigas são, na maioria das vezes, por causa das fêmeas.
As chances de uma fêmea castrada desenvolver câncer de mama também caem vertiginosamente, ela é quase nula. As fêmeas podem ser castradas a partir dos seis meses de idade, sendo a melhor época para diminuir os riscos de tumores entre seis e oito meses de idade. Os machos já precisam de um pouco de tempo para ter seu desenvolvimento sexual e não ter futuros problemas na uretra. É melhor castra-los a partir de um ano.
Um gato castrado, bem alimentado e vacinado pode chegar a até trinta anos. Mas, não crie muitas expectativas, sua média ainda é de quinze a vinte anos de vida, mas todas essas características fazem os gatos viverem mais.
Desenvolvimento
O desenvolvimento do gato muda muito se ele tiver ou não acesso às ruas ou for castrado, isso porque o gato que tem acesso às ruas é mais sexualmente ativo, briga mais e, por isso, amadurece e envelhece mais rápido. Um gato que não tem acesso a rua terá esse desenvolvimento acontecendo mais devagar, e ainda mais se for castrado.
Um gato de rua vive em média entre seis e oito anos. Com três anos ele já é o equivalente a uma pessoa de trinta e dois anos em nível de maturidade/envelhecimento. Ele passa de filhote à criança à adolescente em seis meses. Um gato de casa com um ano de idade é o equivalente a um humano com quinze anos de idade, ele passa de filhote à criança em dois meses, mas passa uns quatro meses com o nível de uma criança de seis anos e dez meses como um pré-adolescente.
Gatos de casa passam mais tempo sendo filhotes brincalhões e sem muitos interesses sexuais, e isso, além das diferenças de alimentação e saúde, fazem com que vivam mais. Um gato com onze anos já é considerado velhinho e vai precisar de seu amor e carinho para viver até os quinze, vinte, ou trinta, com dignidade.
Publicado por Maria Paula nas categorias: Gatos
Comentários (4)