Tudo sobre pets

Porta para Cães Saírem e Entrarem

Essas portinhas que antes só eram vistas em filmes estão chegando com tudo nas residencias brasileiras dando mais liberdade para seu cão e para você

Artigo publicado por Maria Paula

É muito frequente ver em filmes estrangeiros pequenas portinhas para cães e gatos instaladas nas portas que dão acesso ao quintal da casa. Essas portas são chamadas portinhas basculantes e ultimamente vem se tornando mais frequentes nas residências brasileiras.

A vantagem de se instalar uma dessa na sua casa é a comodidade e liberdade que ela da para o seu cãozinho e para você. Veja pelo ponto, se você tem seu cachorro bem treinado para ele fazer suas necessidades no quintal, uma porta dessas permite que ele tenha acesso ao quintal quando quiser, evitando que você tenha que abrir e fechar a porta cada vez que ele queira sair. Isso também influencia no desempenho do seu ar condicionado, pois cada vez que você abra a porta para ele, a temperatura do local diminui, forçando o aparelho a trabalhar mais gastando mais energia.

cachorro na porta

Os modelos disponíveis no mercado permitem a instalação em qualquer tipo de porta, desde a tradicional porta de madeira até às mais complicadas como as de vidro. Sem contar as diferentes opções de tamanho que a torna personalizada para cada tamanho de cachorro, os de pequeno porte, de médio porte e os grandes.

Nesse ponto você pode pensar: Mas e quando eu quiser que meu cachorro fique em casa? Essa porta dá livre acesso para ele e ir e vir quando quiser.

Foi pensando nisso que as empresas produtoras criaram um sistema de travamento especial presente nas maiorias dos modelos disponíveis no mercado. Esse sistema dá a opção de você escolher diferentes modos de travamento da porta de acordo com o que você espera do seu cachorro. Você pode travar a portinha do seu cãozinho nos seguintes modos:

  • Entrada e saída
  • Apenas entrada
  • Apenas saída
  • Travamento de entrada e saída

E para aqueles que não negam uma tecnologia mais sofisticada em todos os aspectos da vida, existem portinhas com sensores que permitem a abertura apenas de cães que estejam com esse sensor na coleira.

Essa porta sem dúvidas é um “quebra galho” muito interessante para quem possui cachorros já treinados e mais independentes, porém sua instalação pode ser dificultada em casas que sejam alugadas, pois essas casas não permitem a modificação da porta. Nesse caso, uma solução pode ser a remoção dessa porta e substituição por outra mais baratinha para a instalação da portinha basculante. Isso permite que você substitua a porta alterada pela antiga na hora de entregar a casa para a vistoria.

porta basculante

Se após todas essas vantagens e sugestões você quiser comprar uma portinha dessa, veja abaixo alguns links em que você pode fazer isso. Existem modelos nacionais no mercado, porém disponibilizo uma busca no site ebay que exibe vários modelos em diferentes preços. Seguem os links:

Treinando seu cão a passar pela porta

Alguns cachorros podem ter dificuldade a primeiro momento em se habituar a nova porta exclusiva para ele. Novas experiências geram desconfianças e medo nos cãezinhos, portanto quando for o treinar a passar pela portinha seja paciente e educado, pois se você brigar com seu cachorro nesse momento, ele pode associar a passagem por aquela porta a uma experiência negativa, impedindo-o de realizar a atividade em momentos posteriores.

Indicamos que antes de instalar a porta, certifique-se que seu cão aprendeu a passar por ela. Isso facilita para você na hora do treinamento, e evita prejuízos maiores se nada der certo.

Quando receber a porta, coloque-a a frente do seu cachorro e peça para alguém que ele goste bastante além de você segurar do outro lado alguma guloseima ou brinquedo que e ele goste muito, após isso abra a porta e faça a outra pessoa o chamar para passar por ela. Se ele passar corretamente faça muita festa e de a guloseima para ele e repita o processo várias vezes até ele se habituar ao novo utensilio da casa.

Se ele não estiver respondendo a esses estímulos, ponha suavemente suas patinhas dianteiras pela porta aberta e peça para a outra pessoa chamar o novamente com brinquedos e guloseimas para que ele seja estimulado a passar. Novamente se ele o fizer faça festa e de guloseimas para reforçar positivamente a experiência e repita o processo várias vezes. Após isso você pode instalar a porta sem nenhuma preocupação.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. PAOLA CRISTINA LACERDA MACEDO
    25/03/2016 at 19:42

    Gostaria de saber onde encontro dessas portas