Porque Observar as Glândulas Anais dos Cães com Frequência
Saiba porque você precisa observar a glândula do traseiro de seu cão
Artigo publicado por Maria Paula
As glândulas anais, são anexos do sistema digestivo presentes em mamíferos, os cães possuem um dessas glândulas na região do ânus, e sua função é lubrificar o ânus para a saída das fezes, além de servir para manifestações sócio-hierárquicas como a demarcação territorial e expressão de medo. A secreção normal é amarelo amarronzada e de consistência semi liquida, mas o que marca mesmo o território, é seu odor, que piora quando não há esvaziamento adequado da secreção, tornando-a mais espessa e difícil de se drenar.
Possíveis complicações
Uma das principais complicações que podem ocorrer nessas glândulas, é a impactação, que é quando não há a descarga dessa secreção para o exterior, mantendo as glândulas cheias, e com isso elas ficam estendidas e dolorosas. Um dos principais sinais dessa complicação, nota-se quando o cão esfrega o ânus no chão, tentando amenizar o desconforto.
Outras complicações aliadas a este problema podem ocorrer também, como abcessos e fistulas. Outros sinais clínicos comuns em cães com algum grau de impactação nas glândulas, é a dificuldade em defecar, como também a necessidade frequente, pouca frequência ou nenhuma produção de fezes (tenesmo), a diarreia, morder ou lamber a região anal com insistência, coloração avermelhada da região, e a visualização de duas bolsinhas no ânus. Inquietação, apatia e anorexia, podem estar associados ao desconforto que o quadro oferece.
Causas de impactação das glândulas anais
A constipação ou diminuição dos movimentos peristálticos intestinais, podem causar complicações nas glândulas, como também, a ingestão inapropriada de fibras, normalmente a falta delas causa a diminuição do volume das fezes, como também elas saem sem consistência adequada.
Quadros prolongados de diarreia, não estimulam o esvaziamento das glândulas, pelo fato de que a massa fecal é macia demais.
Também em casos de cães que só defecam fora de casa, e seu dono só leva para passear uma vez ao dia, pode ocorrer a retenção prolongada dessas fezes, podem acarretar em sérios problemas nas glândulas, como também quando o espaço é inadequado para o cão fazer exercícios e exploração, não permitindo que ele marque território.
Existem alguns aditivos em rações que agem como irritantes e alergênicos, e a falta de exercícios podem causar toxicidade e sobrecarga metabólica. Tudo isso pode se associar aos problemas nas glândulas anais.
Outro fatores adjuvantes na inflamação da glândulas são a Malasseziose e demodicose.
Cuidados
Alguns banhistas tem o hábito de apertar ou espremer as glândulas, para tentar esvaziá-las, isso não deve ser feito de maneira nenhuma, pois acaba viciando-a, e como consequência, ela se torna incapaz de esvaziar-se sozinha.
Alguns fatores como nutrição adequada, ambiente saudável, exercícios ao ar livre, e oportunidade de escolher o local para defecar, tudo isso contribui para evitar possíveis problemas nas glândulas anais.
O recebimento de alguns nutraceuticos, podem favorecer o funcionamento das glândulas em animais que apresentam dificuldade de esvaziamento da mesma, são eles, as Fibras adicionais, ômega 3, vitaminas e azeite de oliva. O ideal é consultar a um veterinário que indicará as substancias ideais para o seu cão.
Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães