Tudo sobre pets

Gravidez Psicológica Em Cães – Pseudociese

Sua cadela produz leite, mas não está prenha? Pode ser pseudociese.

Artigo publicado por Maria Paula

De repente você percebe que sua cadelinha muda de comportamento, fica com corpo arredondado e produz leite, o primeiro pensamento que vem à cabeça é prenhez. Porém quando essa fêmea além de ser exclusivamente um animal doméstico e não tem contato com cães machos, apresenta esse comportamento, é preocupante pois ela pode estar com pseudociese que é a chamada gravidez psicológica, que mimetiza perfeitamente o sinais da gravidez real.

Mas como é um acontecimento que não é natural e sim patológico, pode gerar problemas para a saúde da cadela e deve ser diagnosticado, acompanhado e tratado por um veterinário. Os lobos que são de quem os cães descendem, possuíam apenas uma fêmea alfa ( a líder) que era a única que poderia ficar prenha, porém as outras fêmeas era “babás” desses filhotes, e quando a alfa ia caçar, as babás cuidavam do filhotes, chegando até a simular uma gravidez para podem amamentá-los, por isso possuem uma memória genética desse comportamento, e por vezes ocorre a  gravidez psicológica .

pregnant dog

Sintomas

Assim como a prenhez natural, o comportamento da cadela com pseudociese muda.  A cadela começa a fazer ninhos com panos e outros materiais macios, ela leva para esse ninho ursos de pelúcia ou outros objetos, e trata eles como se fossem seus filhotes, isso significa que se você tentar tirar esses objetos dela ou apenas se aproximar deles, você pode levar uma mordida, pois é natural que a “mãe” fique agressiva nessa época.

Outro sintoma é o aumento das tetas, e produção de leite, que se estimulada tendem a produzir mais, por isso não devem ser estimulas pelo dono nem pelo próprio animal, e para evitar isso há a opção de se colocar um colar elizabetano no pescoço da cadelinha. A pseudociese ocorre depois de uns 2 meses após o cio e dura em média duas semanas, não é necessário interferir com medicamentos se não ocorre nenhuma alteração, porém esporadicamente ocorre um problema glândulas mamárias chamada mamite, que aí sim é necessária a interferência do veterinário. A cadela também apresenta falta de apetite nessa época.

O que fazer em casos de Pseudociese

A pseudociese ocorre por influência dos hormônios, no caso quando o homônio chamado prolactina está em altos níveis e o hormônio progesterona está em baixa. Quando a cadela não castrada está nessa situação hormonal é importante respeitar esse período que é curto, não desfazendo o ninho que ela prepara para os filhotes, fazer mais atividades físicas com a fêmea, não estimular as tetas pois irão produzir mais leite, respeitar o espaço da fêmea para ela não se sentir acuada e se tornar agressiva com as pessoas próximas.

pseudociese

Como evitar a gravidez psicológica

Muitos proprietários não gostam desse comportamento de seus pets, por isso correm em busca de tratamento. O único tratamento para pseudociese é a castração, pois a cirurgia retira todo o aparelho reprodutor da fêmeas, que para de produzir prolactina que é um dos hormônios principais da gestação e da falsa gestação.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. wlma felico câmara
    31/10/2013 at 11:18

    minha cadela teve gravides psicologica foi feita sua castração há 4 dias mas ela esta com as tetinhas inchada e cheia de leite o que posso fazer obrigado pela a atenção