Gastrenterites em Cães
Aprenda tudo o que é a GASTRENTERITES em Cães.
Artigo publicado por Maria Paula
Gastroenterite é como chamamos qualquer inflamação no estômago ou intestinos; esse tipo de enfermidade impede que os nutrientes e a água sejam corretamente absorvidos pelo organismo no processo de digestão, causando desnutrição e desidratação. As gastroenterites pode ocorrer também nos seus animais, e é um problema comum em cães.
Causas
Muitas podem ser as causas de uma gastroenterite, mas as mais comuns são alimentos estragados e ingestão de lixos, plásticos e outros produtos que podem machucar o trato intestinal. Além disso, a doença pode ser causada por parasitas, tumores, doenças do fígado e do rim e stress.
Sintomas
Os principais sintomas desse tipo de inflamação são diarreia e vômito. Além desses dois, há a perda de apetite, a letargia e depressão causada pela desnutrição e desidratação. Em casos mais graves pode aparecer sangue no vômito ou na diarreia. Outros sintomas que também podem estar presentes: esforço e dor na hora de defecar, perda de peso, apetite “caprichoso”, ou seja, o cachorro não come mais do jeito que comia antes, rejeitando alguns tipos de alimentos.
Tratamento e Gravidade
As gastroenterites mais comuns são leves e não oferecem riscos ao cão; elas costumam ser auto-limitante, e só é preciso tratar os sintomas, ou seja, cuidar para que seu cão não fique tão desnutrido e desidratado, enquanto o organismo cura a inflamação e as lesões ocasionadas. A base maior do tratamento é, então, o descanso do intestino para impedir que as lesões causadas pela inflamação piorem.
Porém, há alguns casos em que a gastroenterite é mais grave e pode levar seu cão à morte. Caso seu cão esteja vomitando e com diarreia por mais de vinte e quatro horas e não esteja respondendo aos tratamentos mais conservadores para gastroenterites leves, leve-o ao veterinário para que ele receba um tratamento mais pesado. Em casos de gastroenterites mais graves, também é recomendado internar o animal.
Deve-se ter cuidado redobrado com filhotes, animais que já estavam enfraquecidos por alguma doença anterior, cães de porte pequeno e animais mais velhos, pois eles podem sofrer a desnutrição e a desidratação de forma mais rápida e mais perigosa.
Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães
Comentários (2)