Exames Necessários Antes De Comprar Um Filhote
Conheça o Exames Necessários Antes De Comprar Um Filhote.
Artigo publicado por Maria Paula
Quem prefere comprar um filhote de cachorro ao invés de adotar, por questões de raça e pedigree, deve tomar cuidados redobrados antes de comprar seu cachorrinho, pois é preciso ter certeza que o cachorro foi bem tratado, veio com todas as vacinas que devem já ter sido dadas e se ele está em boa saúde. O dono deve conhecer bem o cachorro e tomar cuidado com canis que agem de má fé e escondem informações dos donos, que podem lá na frente, perder seus cachorros além de muito dinheiro.
É importante pensar bem antes de comprar um filhote e se informar bem sobre sua raça. Escolha a raça e se informe sobre o que os canis especializados sobre a raça oferecem e quais os exames principais de cada raça.
Documentos, Exames e Cuidados Antes de Comprar um Filhote
É direito de quem for comprar um cachorro de um criador especializado em uma raça, exigir contrato de compra e venda do cachorro, recibo no valor que foi pago, manual de manejo da raça com cuidados básicos e técnicas de treinamento básicos e, o principal, a carteira de vacinação assinada e datada por um veterinário. O cachorro deve ter um histórico médico com todas as vacinas que devem ser dadas nos primeiros meses de vida e exames laboratoriais que provem que ele está em boa saúde.
Para que você fique bem informado, as principais vacinas que seu cachorro deve tomar antes dos dois meses são: A Múltipla V8 e V10 que protege o filhote de várias doenças parasitárias e viróticas como cinomose, parvovirose, lepstopirose, adenovírus, gripe canina e mais; a vacina contra a Giárdia, uma doença comum causada por protozoários e a vacina contra taquibronquite. Essas três vacinas é o mínimo que você deve exigir na carteira de vacinação do seu filhote.
Os Exames Certos
- Exija também exames laboratoriais (que devem ser explicados pelo veterinário do canil e por um de sua confiança). Eles são importantes para se saber da saúde geral do cachorro, para ter certeza que não está comprando um cachorro doente.
- Quanto à documentação, é importante não só receber o registro do cachorro, seu pedigree e etc como também checar com a CBCK do seu estado se o registro realmente vale, se o canil é realmente registrado e confiável.
- Para raças específicas, peça exames específicos. Isso fica muito à critério da raça que você escolher. Algumas têm propensão genética para problemas dentários, problemas de circulação, de hormônios. É importante saber se o seu cachorro já demonstrou ter essas doenças para que elas não virem surpresas lá na frente. Peça também um histórico da mãe e do pai do filhote, pois ele pode refletir muito a vida do seu próprio cachorro.
- Não tenha vergonha de fazer um verdadeiro questionário aos criadores e desconfiem dos que acharem ruim o questionamento. Criadores confiáveis não só esperam o questionamento como o aprovam, pois isso demonstram comprometimento do dono e que ele não fez uma escolha impulsiva que pode levar a um futuro abandono do cachorro.
Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães