Cuidados com o Cão em Dias Muito Quentes
Como aliviar o calor do seu cachorro em dias de verão
Artigo publicado por Maria Paula
Os meses de verão podem ser brutais para o seu cão. Os cães são muito mais suscetíveis à insolação do que os humanos. Um dos motivos disso é que o seu cão veste um casaco de pele durante o ano todo. Além disso, os cães possuem glândulas sudoríparas apenas em seus pés. Eles contam com um método de respiração que retira o excesso de calor para esfriar seus corpos. Este método não é tão eficaz quanto a transpiração.
Algumas raças são muito mais suscetíveis ao calor do que outras. Cães com pelagem grossa têm mais dificuldades com o calor. Cães com focinhos curtos, como buldogues, pugs e boxers, têm vias aéreas menores e, portanto, têm menos capacidade para soprar o ar quente.
O que pode causar insolação?
A principal causa de insolação em cães é quando deixam um cão em um carro estacionado. Mesmo com as janelas abertas em um dia de 22 ° C a 26 ° C o interior do seu carro pode chegar a mais de 38 ° C em questão de minutos. Como você pode imaginar, com aquela pelagem a temperatura do corpo do seu cão sobe muito rapidamente.
Fazer exercícios em dias quentes é outra forma comum de ocorrer insolação. Tal como acontece com os seres humanos, os cães mais velhos, cães com excesso de peso e cães com doenças cardíacas ou pulmonares são muito mais propensos a sofrer de insolação do que os cães mais jovens, que estão mais em forma. Não force o seu cão a fazer exercícios em dias muito quentes ou úmidos.
Sintomas da insolação
Se você suspeita que o seu cão esteja com insolação, esfrie-o o mais rápido possível e chame o seu veterinário imediatamente. Alguns dos sintomas são:
- Respiração rápida e ofegante
- Quantidade excessiva de baba
- Hiperventilação (falta de ar)
- Olhos vidrados
- Pele quente e seca
- Febre
- Taquicardia
- Fraqueza
Em alguns casos extremos podem ocorrer convulsões, diarreia e vômitos. Resfriar a temperatura do corpo do seu cão rapidamente é muito importante. A maneira mais rápida de fazer isso é usando água fria. Mas não use água muito gelada, pois uma mudança de temperatura muito brusca pode ser perigosa. E também não se esqueça de oferecer bastante água para o seu cão não sofrer de desidratação.
Maneiras de evitar a insolação
- Não deixe o seu cão em um carro estacionado em dias quentes. Estacionar na sombra pode ajudar um pouco, mas em dias muito quentes, isso não é o suficiente. É melhor deixar o seu cão em casa.
- Ofereça bastante água fresca. Os cães devem ter água disponível o tempo todo. Mantenha a água de seu cão limpa e fresca. Não deixe a tigela de água do seu cão ao sol, ou ela irá esquentar.
- Sempre forneça um local com sombra para o seu cão. Os cães devem ter sempre um local com sombra para sair do calor escaldante do sol. Lembre-se que a luz do sol vem de diferentes ângulos com o passar do dia, então tome cuidado com o lugar onde você deixa seu cão.
- Alguns cães realmente gostam de brincar com água, seja pulando em rios ou piscinas ou apenas brincando com uma mangueira. Então aproveite o seu verão e lembre-se de manter o seu cão refrescado.
Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães