Como Treinar seu Cão a Passear sem Coleira
Dicas práticas para ensinar seu cão a passear sem coleira
Artigo publicado por Maria Paula
Este é um sonho difícil de se realizar porém não é impossível. Desde a chegada do seu filhotinho, surge essa vontade, principalmente quando se vê na rua um dono com seu cão caminhando lado a lado, sem coleiras, logo vem na sua mente, que um dia você conseguirá esse feito.
Possíveis empecilhos
É muito raro existir um cão que saiba atravessar a rua, isso normalmente só ocorre quando o cão é vira-lata, pois aprendem na marra a lutar pela sua sobrevivência, que por inúmeros fatores ficam mais espertos, mais malandros e conseguem sobreviver em qualquer ambiente, pois aprendem com a necessidade. Já os cães de raça não passam por tais experiências, pois convivem com seus donos, em suas casas, bem protegidos da selva urbana que existe lá fora. Isso não significa que um cão de raça não possa atravessar uma rua, existem alguns que passam a aprender sim, mas são algumas raridades, pois a maioria deles não sabem e nem imaginam que o carro pode mata-lo.
Até os cães mais espertos e mais experientes, podem correr riscos, como por exemplo, quando um carro sai da garagem, eles não sabem diferenciar se o carro irá dar a marcha ré por exemplo, e nesses casos o problema é sempre que o motorista nunca vê que o seu cão está atrás, ou muitas vezes dormindo embaixo do carro.
A idade ideal para o adestramento
Geralmente os cães mais idosos o treinamento pode ser mais fácil, pois eles já não são mais tão rápidos e nem tão curiosos como um filhote. No caso dos cães mais jovens, o passeio sem coleiras pode ser muito complicado, pelo fato de que se ele ver algo que lhe chame a atenção, ele correrá atrás, seja aonde ele estiver. Pode ser outro cão, ou uma bola, ele poderá atravessar a rua e com certeza ele nem olhará, pois os cães não foram programados geneticamente para olhar para os lados, ele só tem extintos de caçador quando ainda jovem.
Já no caso dos cães de terceira idade, já passaram por isso tudo, e agora já está mais calmo e sedentário, e não se interessa mais pelo que está em sua volta.
Relação do cão com o seu tutor
Para que o cão ande sem a guia pela rua, ele precisa estar em perfeita sintonia com o seu dono, eles tem que se conhecer muito bem. O que ocorre depois, é que tal cão não tenta assumir liderança de matilha, e como consequência, ele não se arremessa na rua, e nem tenta conduzir o passeio, seguindo o seu líder, que determinará aonde eles irão e a que velocidade.
Esse é um trabalho que tem que ser feito por toda a vida de um cão, onde o dono estabelecerá a sua relação de liderança e obediência sobre o animal. Depois de passar várias etapas de educação com o seu cão, e conhece-lo, então saberá qual será o momento de colocá-lo na rua sem a guia. Quando chegar o momento, o dono já terá aprendido como liderar seu cão, e ele já aceitará suas ordens e o obedecerá, como se fizesse parte de seus extintos.
Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães