Como Escolher um Adestrador
Saiba Como Escolher Um Adestrador para seu cão.
Artigo publicado por Maria Paula
Você pode ter muitos motivos para treinar seu cão. Ele pode precisar ter a violência contida, você pode querer que ele atenda a comandos básicos, ele pode ter uma função específica como os cães-guias e muitos outros. Mas, assim como a escola de uma criança, o treinador do seu cachorro é uma escolha que você deve fazer com cuidado e atenção, afinal, é a educação do seu cão que está em jogo.
Dicas Para Escolher o Treinador
Infelizmente, no Brasil, a profissão de adestrador de cães não é regulamentada, fazendo muita gente que não sabe o que está fazendo se intitular adestrador de cães. Na hora de escolher seu adestrador, tenha paciência e faça a pesquisa com muita atenção. Procure saber como o profissional aprendeu essa profissão, quais são as técnicas usadas, peça referências (se puder, conheça os cães que foram treinados e seus donos) e discuta bem os métodos usados.
Um dos principais pontos que você deve tomar nessa sua escolha, é se o treinador usa de violência e foca em punição. Um treinamento baseado na violência vai fazer seu cachorro obedecer por medo, e isso o faz mais agressivo. Em algumas situações, o cachorro irá atacar, pois a agressividade é uma reação natural ao medo. Treinos violentos deixam o cachorro violento e essa violência é muitas vezes voltada para os donos, que fazem o papel do líder, do que dá as ordens, aquele que o cachorro aprender a temer.
Um treinamento baseado em recompensas faz seu cachorro obedecer por prazer e a relação que ele tem com seu dono é de amor e proteção. Um cachorro de guarda precisa aprender a proteger seu dono, não a teme-lo, e esse instinto – de proteger sua “família” e seu território – a maioria das raças de cães de guarda já tem.
Preste atenção se os cães treinados pelo profissional temem ele ou se sentem à vontade e querem proteger o treinador.
Também é importante que o treinador envolva o dono bastante, afinal, ele vai para a sua casa e você deve aprender a dar as ordens e ele a obedecê-las. O treinador atento e realmente profissional irá envolver bastante os donos.
Preços e Locais
Embora existam ótimos treinadores particulares que vão à sua casa, caso você possa, prefira as escolas. Esses centros de treinamento envolvem vários cães ao mesmo tempo, e seus donos. Isso ajuda o cachorro na socialização com outros da sua espécie e com outros humanos, algo que ele precisa aprender também, afinal ele deve saber se portar quando encontrar outro cachorro na rua ou receber visitas.
A melhor forma de achar essas escolas são nos canis especializados na raça do seu cachorro. Eles criam e treinam a maioria dos seus cães e os melhores canis são canis-escola. Quem quer um cachorro de guarda e eficiente também pode tentar nas academias da Polícia Federal.
O preço médio do adestramento é de duzentos e cinquenta a trezentos e cinquenta por mês. Desconfie de preços muito baratos, pois o profissional pode usar isso para compensar sua falta de estudo e prática. Também prefira os adestradores e escolas que dizem com clareza por quanto tempo o adestramento irá durar e demonstre um planejamento bem claro do processo.
Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães