Tudo sobre pets

Como Ensinar um Papagaio a Falar

Dicas para ensinar seu papagaio a falar.

Artigo publicado por Maria Paula

Papagaios são animais de estimação muito valorizados porque são companheiros, bonitos e engraçados. Uma das características que fazem deles engraçados é sua capacidade de falar, repetir nossas frases mais usadas e usá-las aleatoriamente. Isso é o que a maioria dos donos de papagaios procuram – uma ave falante – mas infelizmente, algumas aves não falam tanto quanto as outras, dependendo muito da personalidade e da conexão que têm com seu dono.

papagaio verde

Quem tem um papagaio deve, então, estar sempre estimulando sua ave a falar, dando-lhe lições e mantendo o contato com a ave sempre. Confira algumas dicas para ensinar seu papagaio a falar de forma eficiente.

Dicas para Ensinar se Papagaio a Falar

  • Papagaios aprendem a falar melhor quando são treinados por uma pessoa que tenha tempo o suficiente para ficar com ele e desenvolver uma relação afetiva mais próxima, por isso são bichos de estimação muito estimados por pessoas mais velhas ou que ficam em casa sempre e precisam de companhia constante. Claro, você não precisa se aposentar para ensinar seu papagaio a falar, mas você, ou alguém da sua casa, que seja bastante comunicativo, precisam dar-lhe um tempo para “lições”.
  • Pode ser mais de uma pessoa também, mas lembre-se, é uma questão de laço afetivos e não de quanto tempo o papagaio “treina” com alguém. Pelo contrário, é melhor que ele tenha lições de no máximo dez minutos, mais que isso a ave fica entediada e irritada.
  • Na hora de ensinar o papagaio a falar, elimine distrações: Fiquem a sós, desligue televisão, rádio, brinquedos que estão dentro da gaiola, alimentos, etc. Na mesma linha de raciocínio, também não ensine dois ou mais papagaios ao mesmo tempo, separe as aves na hora da lição. O momento é entre você e o papagaio.

Começando  o Processo

Comece ensinando palavras de sons simples. Uma boa primeira lição é ensinar o papagaio a falar seu nome ou o nome dele. É preciso ter paciência, o papagaio não irá repetir perfeitamente imediatamente. A primeira lição é a mais difícil e a mais frustrante, mas continue ensinando sua ave, as outras palavras serão mais fáceis. Não mude muito o tom de voz, e use um tom distinto que o papagaio ache agradável e dê mais atenção (isso depende de papagaio para papagaio).

papagaio

Passe a maior parte do tempo do treino repetindo a palavra no mesmo tom de voz agradável, aponte para o objeto ou pessoa cujo nome você está ensinando. Quando o papagaio o imitar de forma correta, recompense-o imediatamente com seu petisco favorito. Faça isso todos os dias, mudando de palavras e evoluindo para frases. Mas, não deixe ele esquecer as palavras que ele aprendeu, esteja sempre ao longo do dia repetindo-as.

O treinamento não tem uma duração específica, pode durar semanas ou mais para ele aprender uma palavra. Alguns são mais rápidos, outros mais lentos. Mas, se seu papagaio não estiver aprendendo, não force. Nem todos têm essa habilidade de falar e isso é normal. Forçar o aprendizado só vai irritar você e o papagaio.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. cicera quirino
    05/03/2016 at 17:56

    por favor morro de curiosidade para saber o preço deste papagaio azul de pescoço preto que so vemos falando ´´ho quere no ombro de uma americana e como e o nome de sua espeçie so diz parot que e papagaio mais nada obrigada