Como Ensinar o Cão a Nadar
Saiba Como Ensinar o Cão a Nadar.
Artigo publicado por Maria Paula
Quando o calor chega e todo mundo começa a ir para a piscina ou praia, muitos donos de cachorros querem levar seus animais de estimação junto. Entretanto, alguns desses donos não se sentem seguro em colocar o cachorro na água por não saberem se ele sabe nadar, e outros acreditam que nadar é uma coisa instintiva para o cachorro e estranham quando ele fica com medo da água.
Cachorros costumam gostar muito de água, mas não é estranho que algum, principalmente os que nunca viram uma piscina ou o mar antes, fiquem receosos de entrar. E apesar de eles não precisarem aprender a técnica de natação, como nós fazemos, muitas vezes eles se desesperam e não conseguem nadar de verdade.
Para que ele não fique traumatizado ou acabe se afogando, é melhor que o dono o treine para nadar e faça isso de forma gradativa e com paciência.
Acostumando-se com a Água
Nunca force seu cachorro a entrar na água, isso só irá causar traumas e deixar a situação pior para o animal. Caso seu cachorro esteja com medo da piscina, tente entrar com ele, primeiro no rasinho e com cuidado. Brinque com o cachorro antes, ensine-o a respeitar as bordas da piscina e não deixa-lo entrar na piscina sem a sua permissão (para evitar futuros acidentes).
Depois que ele estiver mais relaxado próximo à piscina, entre na água e leve um brinquedo. Chame alguém para te ajudar nesse processo, ficando do lado de fora da piscina, alguém que o cão gosta e respeita. Mostrando o brinquedo, chame-o para dentro da piscina, ou do mar, como se o chamasse para brincar. Caso ele vá, ótimo, brinque bastante com ele, dê o brinquedo e faça bastante carinho e festa para ele sentir que ali é um bom lugar.
Depois que ele já estiver acostumado com a água, peça para a outra pessoa chama-lo para fora da piscina. A outra pessoa pode mostrar outro brinquedo, ou um petisco. Isso é para ele aprender a só entrar na piscina com permissão e sair quando ordenado. Faça isso várias vezes, até ver que ele entendeu as regras.
Exercícios
Faça o mesmo exercício com duas pessoas, mas agora uma fica no raso, onde o cachorro já está e a outra fica no fundo. A pessoa no raso irá jogar o brinquedo para o lado da outra pessoa que está no fundo e pedir para o cão ir buscar. Tendo um de seus donos ou familiares lá no fundo, chamando o cachorro, vai deixa-lo mais seguro para tentar ir buscar o brinquedo nadando.
Caso ele não consiga sair do lugar, batendo as patinhas mais para cima do que para frente, segure-o como firmeza, coloque-o na direção correta e dê um empurrãozinho bem de leve, para ajudá-lo a ir na direção correta. Esteja sempre ao alcance do cachorro para que ele se sinta seguro e você o socorra caso ele fique com medo ou cansado. Quando ele conseguir chegar ao fundo, dê muito carinho e faça muita festa para ele (pode dar petiscos também) e depois jogue o brinquedo para o lado raso.
Faça o cachorro se exercitar assim, indo e voltando. Caso queira, vá se afastando cada vez mais para o cachorro se acostumar com as partes mais fundas. Mas, fique atento! Caso o cachorro se mostre cansado, está na hora de sair.
Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães