Como Cruzar Gatos
O cruzamento dos gatos deve ser feito assim que a gatinha entra no cio, confira algumas dicas práticas de como processo.
Artigo publicado por Maria Paula
Os gatos são animais bastante independentes, meio discretos e muito bagunceiros por sinal, porém quando o assunto é cruza eles mudam bastante de comportamento, uma vez que aonde ocorre o acasalamento, nem miados você irá ouvir. Por isso trouxemos umas dicas interessantes para você cruzar o seu bichinho.
O período correto para a cruza dos gatos não passa despercebido, uma vez que o comportamento tanto de fêmeas como de machos mudam, eles se mostram interessados no sexo oposto, demostrando que estão a fim de cruzar.
Porém é importante saber que alguns detalhes em relação ao acasalamento devem ser muito bem pensados, uma delas é para onde irão a ninhada de filhotes que virão da cruza dos bichanos.
Momento ideal para cruza de gatos
Muitas medidas são tomadas para ajudar e até diminuir os riscos facilitando o processo de acasalamento. Quem vai definir o período certo para a cruza são os próprios bichanos, uma vez que acontece quando a fêmea entra no cio. As gatas não são como as cadelas que apresentam sangramentos, elas só mudam um pouco de comportamento, a partir dos seis meses de idade.
O primeiro sinal de maturidade sexual das gatinhas, acontece nos seus primeiros dez meses de vida, como acontece com as cadelas, não é recomendado fazer o acasalamento, quando ainda são bem novinhas, somente com felinas que tenham mais de um ano de idade, a partir do seu terceiro ciclo.
Período do Cio das gastas
Irá variar muito o período do cio das gatas, isso por causa de alguns fatores, como a época do ano, clima e a raça da gata. Elas possuem pelagem mais curta e normalmente ciclam antes aqueles que tem pêlos mais compridos, onde elas chegam ao cio após os doze meses de vida.
Alguns sinais como ficar se esfregando no chão, nas pessoas e em moveis são possíveis indicadores que sua gata está entrando no cio. Se ela começar a rolar muito chão e emitir miados com sons mais baixos no período de 4 a 7 dias, o cio do anila é exato, o acasalamento deve ocorrer ai, porém pode atrasar um pouco.
Se você tirou essa dúvida da cabeça, não é complicado agora escolher os donos que desejam acasalar com seus pet, porém é importante escolher os candidatos ideias com antecedência, já que o tempo é bem curto quando a fêmea entra nessa fase. Os gatos machos tem uma maturidade sexual depois da fêmea, cerca de um ano de idade. Mas, fica um dica: é importante saber se a fêmea que ele vai acasalar, pode cruzar 15 vezes em um período de 24 horas, por que o tempo de duração da cruza varia entre 1 segundo a 5 minutos.
Dicas para o acasalamento
É importante achar um macho da mesma raça da sua gata e que o tamanho não supere o seu. Sua gatinha precisa passar antes por uma avaliação medica antes da cruza. As fêmeas obesas e novas não podem acasalar, somente deixe se estiver com as condições de peso ideias.
Seguindo esses passos você irá cruzar seus gatinhos facilmente sem muito problema. Mas, siga o processo todo, para que assim o resultado seja satisfatório.
Publicado por Maria Paula nas categorias: Gatos
Comentários (1)