Tudo sobre pets

Como Comprar um Papagaio

Saiba onde comprar um animal tão exótico.

Artigo publicado por Maria Paula

Papagaios são aves de estimação muito conhecidas por serem barulhentas, mas divertidas, principalmente se elas falam. Criados sozinhos ou em dupla, elas são aves bonitas, companheiras e divertidas e muitas pessoas sonham em ter um deles em casa. Quem quer comprar um papagaio, porém, deve tomar cuidado para comprar em locais autorizados pelo Ibama, pois o papagaio é uma das aves protegidas por lei.

papagaio legalizado

Comprar um papagaio em um local não autorizado pelo Ibama pode ser arriscado porque se sua ave não tiver registro, ela é tirada de você. Além disso, pode ser que seu papagaio não nasceu e foi criado em cativeiro, e sim já foi uma ave silvestre e que deveria estar livre na mata.

Criadouros Autorizados

O ideal é você entrar em contato com criadouros autorizados pelo Ibama, como é o caso do Guaruba Casa do Papagaio (casadopapagaio.com.br), em São Paulo. Os criadouros costumam ter aves adultas e filhotes disponíveis, podem lhes mostrar os registros do Ibama e ainda oferecer serviços de treinamento dos papagaios, para que eles possam ficar livres pela casa sem perigo de voarem alto demais, baterem nas janelas ou escaparem. Muitos desses criadouros também conseguem mandar a ave para outro estado, caso você não ache um criadouro no seu estado.

Quando for conhecer os criadouros, pergunte sobre o registro do Ibama, cheque se o site deles têm especificada a autorização do criadouro e peça para ver como eles foram criados e como nasceram.

Lojas

Caso não haja criadouros perto de onde você mora, procure lojas especializadas em animais silvestres e exóticos e não hesite em perguntar sobre o criadouro e a autorização do Ibama. Não aceite respostas vagas e se você não ficar seguro, não compre.

Evite também feiras de animais, porque na grande maioria delas há vendedores ilegais e o Ibama e a Polícia Federal estão sempre fazendo vistorias surpresas nessas feiras.

Considerações a se Tomar

Encontrando um bom criadouro ou loja de animais silvestres autorizada pelo Ibama, você deve considerar qual tipo de papagaio comprar e quantos. Costumamos a associar com papagaios apenas aqueles do tipo Amazonas, que são cômicos e repetem o que a gente fala, mas ainda existem outras espécies menores e maiores e com outras características a serem analisadas. Converse com o criador sobre qual o melhor para o seu perfil.

papagaio doméstico

Papagaios precisam de muita atenção, por isso, se você ficar muito tempo fora de casa, compre dois papagaios do mesmo sexo, caso contrário eles ficarão deprimidos. O único problema de criar dois papagaios é que eles costumam ficar mais independentes do dono; mas se você tiver um bom relacionamento com eles e com muita atenção e respeito, eles irão querer sua atenção e lhe fazer companhia também.

Outro cuidado a ser tomado é a certeza se são os dois do mesmo sexo porque papagaios machos e fêmeas têm aparências iguais e você só pode ter certeza com um exame de sangue que analisa seu DNA ou uma incisão para observar suas gônadas. Exija o teste de sangue para não ter problemas no futuro.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets




Envie seu comentário:


Comentários (5)

  1. mara lucia pereira galante
    29/07/2016 at 23:00

    eu gostaria de ganha um papagaio é o meu sonho

  2. Anônimo
    08/07/2015 at 10:04

    E o meu sonho. Conseguir. U. Papagaio. Sou. Louca. Por. Ele

  3. ivanir gomes de souza figueiredo
    30/06/2015 at 20:42

    procuro por um papagaio legalizado gostaria de receber informaçoes como posso adquirir e tbm o valor e e se sao legalizados mesmo quis sao minha segurança obrigada aquardando resposta moro em campins sp

  4. lindinalva maria
    19/02/2014 at 09:11

    eu sonho dês de criança ter um papagaio mas, nunca conseguí realizar

  5. Richard
    03/11/2013 at 18:46

    Queria que me indica-se alguns criadouros de papagaio legalizado obrigado