Com que Idade Começar a Treinar o Cachorro
Aprenda Com Que Idade Começar a Treinar o Cachorro.
Artigo publicado por Maria Paula
Treinar o cachorro é essencial para ter uma convivência melhor com seu cão e ter certeza que ele vai se desenvolver melhor e mais feliz. O treinamento de um cachorro tem como objetivo não só ele aprender seus comandos mais básicos, mas também as regras da casa, a socialização com adultos e crianças, a socialização com outros animais, as regras do mundo fora de casa e, se você quiser, alguns truques para vocês brincarem.
O cão está sempre aprendendo, por isso devemos ter muito cuidado com nossa relação com eles, pois muitas vezes você pode o estar “treinando” com suas ações, sem pensar nas consequências.
A melhor idade para se treinar um cachorro é “cedo”. Quanto mais cedo você começar melhor. Existe um pré-conceito de que se deve esperar o cachorro até os seis meses, mas isso não traz nenhum benefício para cão ou dono. Os defensores da regra antiga dizem que é porque o cachorro deve se adaptar com o ambiente e os donos primeiro, mas a verdade é que, se isso não for feito com cuidado e o treinamento incluso, seu cachorro pode desenvolver comportamentos não muito agradáveis para o convívio domiciliar enquanto se adapta.
Quanto Mais Cedo Melhor
O cachorro entre os dois e seis meses está se desenvolvendo em uma rapidez imensa e aprende muito rapidamente. Seus comportamentos são mais fáceis de mudar nessa época e ele responde melhor aos prêmios. Filhotes são muito mais gulosos e excitáveis, por isso, eles respondem com maior rapidez a um afago ou um biscoito que é dado como recompensa por um bom comportamento e vai fixar essa recompensa em sua mente.
A falta de coordenação motora do filhote é um dos motivos que é dado para esperar até os seis meses para o treinamento. Mas, a falta de coordenação motora do cachorro o ajuda a desenvolver esses movimentos com mais rapidez, exatamente porque ele está na época de aprender. Dar a pata é muito mais instintivo para o filhote, que tem o costume de fazer o movimento quando mama; o filhote também é muito propenso a cair sentado, e quando ele é recompensado ao ficar sentado, ele logo aprende que aquela posição é uma boa posição.
Cachorros filhotes também são mais propensos a obedecerem. Com seis meses ou mais, cachorros estão numa fase parecida com a nossa adolescência, e são propensos a “brigarem” por dominância. Cães mais velhos vão tentar fazer sua vontade prevalecer, até que o dono mostre que “o dominante aqui sou eu”. Os filhotes, embora possam tentar ser dominante dependendo da personalidade, sempre preferem a recompensa do que a dominância. Assim, eles aprendem bem cedo que obedecer é bom e não vão ficar testando sua dominância quando mais velhos.
Melhor Para o Dono
Treinar filhotes também é melhor para o dono. Primeiro, caso o cachorro fique contrariado com o treino (inevitável), sua agressividade é menos perigosa, e os donos têm menos medo. Os testes de limite e dominância quando ocorrem com filhote, não irão causar o medo como reação, uma coisa que pode acontecer com cães mais velhos, e muitas vezes está fora do nosso controle.
Donos com filhotes também costumam estar mais apaixonados e investindo mais na companhia com o cachorro. Podemos amar nossos cães adultos muito, mas os filhotes têm o poder de chamar a atenção e conseguir nosso afeto com maior facilidade.
Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães