Tudo sobre pets

Coleiras Eletrônicas Para Cães

Saiba como funciona esse equipamento.

Artigo publicado por Maria Paula

As coleiras eletrônicas, antigamente chamadas de coleiras de choque, são instrumentos de educação/adestramento do cachorro que causam muita polêmica. Antigamente, elas eram muito usadas por adestradores, mas ganhou fama de ser um tipo de tortura, pôr a vida do cachorro em risco e até por reprimir tanto o animal, que ele se colocava em situações perigosas ou difíceis por, por exemplo, ficar com medo de latir (a comunicação normal deles).

Hoje em dia, as coleira são chamadas de coleiras eletrônicas e são mais discretas para não causar, aos donos de cachorro que a usam, repreensões por parte de outras pessoas. Essas coleiras usam um tipo de eletricidade estática que não põe a vida do cachorro em risco e pode ter a voltagem controlada. Algumas pessoas ainda a defendem, outras, a repudiam. Saiba os dois lados da história.

coleira eletrônica é crueldade

Vantagens das Coleiras Eletrônicas

A coleira eletrônica fornece a oportunidade de uma punição poderosa e que o cachorro não precisa associar ao dono ou treinador, porque algumas delas são ativadas com o latido do cachorro e outras podem ser ativadas à distância. Ela propicia o imediatismo que a punição para o cachorro precisa para ele entender que o comportamento é um mau comportamento, e causa incômodo o suficiente para o cachorro não querer repetir a experiência.

A coleira pode ser regulada e testada. Elas costumam ir de uma voltagem que não é percebida até a máxima que dá uma sensação muito ruim ao cachorro. Caso seja usada por pessoas que respeitam o animal e a usam apenas para as poucas vezes em que o cachorro precisa de punições, ela é muito eficiente.

coleira eletrônica para cão

Desvantagens das Coleiras Eletrônicas

  • O que os detratores da coleira eletrônica dizem é que não dá pra saber se quem comprou uma coleira eletrônica realmente tem limites e respeita os animais. As coleiras eletrônicas podem não causar a morte do cachorro, mas sua voltagem máxima causa um terrível mal estar que pode ser um tipo de tortura ao cachorro.
  • Muitos donos também, que não respeitam os animais, querem anular qualquer comportamento que seja “inconveniente” do cachorro e acabam conseguindo isso, como fazer os cachorros terem medo de latir, uma comunicação normal, ou mesmo de se aproximar de algumas pessoas. Isso é considerado maus tratos e a coleira eletrônica ajuda nisso.
  • O verdadeiro adestramento de cachorros deve ser baseado em recompensas, atenção e amor. Cachorros adoram agradar e naturalmente obedecem a hierarquia da “matilha”, não precisam de punições intensas para isso. Apenas com comportamentos inaceitáveis, e no exato momento em que eles fazem esse comportamento, que ele precisa de uma leve punição, algo que lhe provoque incômodo. Embora o choque em baixa voltagem traga isso, um barulho forte e intenso que o assuste, ou espirrar água no seu focinho também causam esse incômodo, e nenhum desses instrumentos irão ser usados para fazer o cachorro ter um mal estar terrível como a coleira eletrônica pode causar.
  • No final, seu uso não é totalmente proibido e compra-la fica ao critério do dono ou adestrador. Uma coleira eletrônica simples custa em média cinquenta reais.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: