Tudo sobre pets

Cinomose

A vacina do seu cão está em dia?

Artigo publicado por Maria Paula

A cinomose é uma doença canina, que tem cada vez mais atingido o melhor amigo do homem. Essa doença não tem cura, porém dependendo da resposta imunológica do animal e o tratamento feito pelo médico veterinário, o cão pode sobreviver. A cinomose é uma doença viral que contamina os animais facilmente, e causa sintomas característicos e muito agressivos. Porém há prevenção, existem métodos profiláticos que não deixam que o cachorro se contamine com o vírus, embora muitos proprietários não tenham conhecimento da doença e sua prevenção.

Animais abandonados nas ruas são os mais sucetíveis  a infecção pelo o vírus da cinomose, e como não são diagnosticados com a doença pois não há quem os ampare, estes sofrem muito com os sintomas da doença e  a transmitem para outros animais  não vacinados, porém os cães que vivem no ambiente doméstico também podem ter a doença, basta não ser vacinado e entrarem em contato com animais enfermos, isso pode ocorrer através dos portões de casa, durante banho na pet shop e em passeios nas ruas.

Como a cinomose é muito agressiva e rápida, se o dono do cão não notar os primeiros sintomas e deixar a doença avançar, pode chegar a um estágio onde é necessário sacrificar o cachorro. No Brasil ocorrem constantemente campanhas de vacinação que previnem contra a doença viral, mas ainda não alcançou níveis consideráveis comparados a campanha de vacinação de raiva. Existem alguns cães que demoram a manifestar a doença, mas essa situação não impede que eles transmitam a cinomose, isso ocorre frequentemente em abrigos que recolhem cães abandonados, pois um animal assintomático, mas infectado pode ser colocado junto com animais saudáveis, contaminandos os mesmos.

cinomose em cão

Sintomas de Cinomose

A cinomose por definição é uma doença instável, mas alguns sintomas são característicos como: alterações neurológicas, o animal anda incordenadamente e chega até a se machucar; ocorre corrimento, tanto pelo nariz quanto pelos olhos; o animal fica febril; com vômito e diarreia; fica apático; tem convulsões; alterações respiratórias e pneumonia; quanto mais o tempo passa e a doença evolui os músculos dos animais ficam paralisados e isso impede do cão fazer movimentos básicos.

Os sintomas variam de cão para cão, pois a resposta contra a cinomose depende do estado imunológico individua,l animais jovens tem mais propensão a vir a óbito depois de infectado, pois seu sistema imune ainda está em formação, e cachorros mais velhos também, pois seu organismo já está deteriorado. O único lado positivo desta doença, é que uma vez que o animal tem cinomose e consegue se curar, nunca mais ele terá a doença.

Transmissão

A contaminação é feita por contato direto entre animais sadios e animais doentes, na maioria das vezes por gotículas expelidas pelas vias aéreas. O vírus também pode ser carregado por animais de outras espécies e pessoas que entraram em contato com cães com cinomose.

cinomose canina

Como Tratar Cinomose

Após a doença ser diagnosticada pela sorologia e avaliação do DNA, o tratamento visa apenas os sintomas apresentados pelo animal, logo o animal é comumente tratado com remédios para o sistema nervoso e sistema respiratório, pois ainda não existem medicamentos específicos para a cinomose.

Para mais informações sobre a cinomose, assista ao vídeo abaixo:

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (3)

  1. vagner
    20/01/2014 at 21:47

    boa noite ,desde já agradeço , a alguns meses acolhi um cachorro que foi abandonado , só que de momento não percebi que ele estava doente , consegui salva-lo,mas ficou sequelas ,perdeu um pouco da visão ,e teve tosse conseguimos controlar,só que a dois meses mais ou menos ele começou a ter o seu hálito muito forte,e queria saber o que fazer para ajuda-lo já que tenho um grande carinho por ele ,obrigado e espero que possa me ajudar……

  2. debora regina
    28/11/2013 at 14:16

    meu cachorro pegou cinomose não sei oque fazer ainda é o começo alguem poderia me ajudar a cuidar dele dessa doença.

  3. Augusto
    14/10/2013 at 14:47

    Boa tarde.
    Meu cão que tem aproximadamente 9 anos (homem) está com todos os sintomas da cinomose, porém não tenho condições de chamar um veterinário. Percebo que o cão está sofrendo muito e estamos muito triste. Teria algum medicamento que eu mesmo poderia aplicar ??
    Aguardo auxílio . . .
    Obrigado.