Tudo sobre pets

Catarata em Cães

A visão do seu pet é fundamental para seu bem estar

Artigo publicado por Maria Paula

A visão é um sentido extremamente essencial para a maioria dos animais, principalmente para predadores. O cão é um animal carnívoro que tem em seus genes o instinto de caça, que muitas vezes é tão grande que mesmo domesticados vira e mexe aparecem com alguma presa morta, com roedores, pássaros pequenos e até gatos.

Por esse sentido ser muito importante para esses animais seus olhos possuem uma anatomia diferenciada, como por exemplo, uma camada chamada tapete lúcido, que tem como função ampliar a luminosidade captada no escuro, por isso muitas vezes quando estamos em um carro e passamos por algum animal predador observamos um reflexo luminoso vindo de seus olhos, que é justamente dessa camada.

olhos caninos

Por esse órgão ser fundamental para os pets, é que se ocorre alguma alteração em seus olhos, é necessário tratar com urgência e comprometimento. Uma doença oftalmológica que ocorre em cães é a catarata, que causa opacidade da lente/cristalino. Algumas raças são geneticamente mais predispostas a essa doença como: Schnauzer, Golden Retrivier, Labrador,Cocker Spaniel e Poodle. Mas também podem ser causado por diabetes, inflamação grave nos olhos, envelhecimento, intoxicação por alguns fármacos, entre outros

Sintomas

A catarata em seu inicio é difícil de ser observada por donos de cães, pois só é possível ser identificada por um médico veterinário oftalmologista, que verificará dilatando a pupila do cachorro. Existem algumas doenças como a diabetes que faz com que a catarata evolua em dias, também se pode observar um branqueamento contínuo dos olhos. Os donos dos cães devem estar atentos ao comportamento do animal, que muda quando inicia o processo de catarata, o animal bate a cabeça em objetos e parede, se assusta facilmente com a presença de alguém e ele se movimenta diferente. É valido reforçar a atenção com cães mais velhos, pois a catarata em cães idosos ocorre com certa frequência.

Tratamento

Quanto mais no inicio da doença for feito o diagnóstico, é mas fácil reverter o quadro. O tratamento é cirúrgico que é realizado por facoemulsificação, porém alguns veterinários usam vitaminas e fármacos afirmando que com o uso dessas substâncias a lente não fica opaca, e temporariamente a visão do cão fica preservada. Porém outros afirmam, que não há comprovação científica do uso desses medicamentos, e que a única solução eficaz é a cirurgia. Muitos proprietários desejam saber como prevenir essa doença que pode cegar o cãozinho, porém infelizmente não há nenhum tipo de prevenção contra a catarata, o único meio de avaliar os olhos do animal é leva-ló sempre ao veterinário que irá observar qualquer anormalidade no seu pet.

catarata

Cirurgia de catarata em cães preço

A cirurgia é rápida, e o pós-operatório é tranquilo só é necessário a aplicação de colírio, depois de operado a doença não volta mais e o cão passa a enxergar novamente. O preço é caro, mas para quem pode pagar esse valor o resultado é muito eficaz, o preço da cirurgia varia entre 2 mil a 3 mil reais.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (4)

  1. sandra nascimento
    28/12/2015 at 17:52

    tenho uma poodle com cinco anos e preciso fazer a cirurgia, porem sao nos dois olhos, existe algum parcelamento?

  2. rodrigo
    24/11/2015 at 15:41

    quanto pago hoje esta cirurgia.

  3. Anônimo
    28/06/2015 at 15:16

    sera que consigo cirugia em algum tipo de voluntario ong ou coisa parecida

  4. Maria Jose
    12/10/2013 at 12:05

    Esse é o preço para cirurgia nos dois olhos?
    Quem faz essa cirurgia em São Paulo?
    Há implante da lente intraocular?