Aquário Marinho
Aprenda como montar um aquário diferente.
Artigo publicado por Maria Paula
Montar aquários para peixes marinhos podem ser um desafio para quem nunca teve um. Os aquários de água doce são considerados mais fáceis de manter, mas quem quiser se dedicar a um aquário marinho verá que, com o conhecimento certo e paciência, pode-se montar um bom aquário de água salgada e colecionar belíssimos peixes. Confira como montar um aquário marinho em alguns passos.
Projeto
Antes de começar a montagem do seu aquário marinho você deve fazer um projeto, ou seja, definir seus objetivos, o que você quer como resultado final do seu aquário, quais peixes quer colocar e quantos. Tudo isso pode definir quantidades e qualidades de equipamentos a serem obtidos. Um aquário somente com peixes, por exemplo, precisa se focar mais na iluminação e filtragem e precisam ser mais fundos; um aquário com corais, precisa de reator de cálcio e outros equipamentos específicos, além de ser mais raso.
Montando Um Aquário Marinho
- Comece escolhendo o local onde ficará seu aquário. Evite ambientes com cheiros fortes, muito quentes, muito frios ou que entre em contato com gordura (muito perto da cozinha, por exemplo). Evite seu quarto, pois o aquário sempre faz algum tipo de barulho, prefira um local de destaque, mas mais social, como a sala de estar. Também evite tapetes abaixo do aquário, pois a probabilidade da água pingar um pouco é grande.
- O segundo passo é escolher o aquário. Tem gente que gosta de montar o próprio aquário escolhendo o vidro e o formato do tanque, mas para quem está começando, é melhor comprar aquários prontos. Escolha um modelo com o espaço e equipamentos que você precisa para os peixes e corais que planeja ter. Converse com um vendedor ou orientador da loja para tomar sua decisão, explique seus objetivos e o seu projeto. Alguns aquários possuem tipos de filtragem diferentes, maior ou menor iluminação, escolha o aquário que satisfaça seus objetivos e caiba no seu orçamento. A montagem do zero do aquário marinho só é recomendada para quem já entende do assunto e já tem experiência com aquários marinhos.
- O terceiro passo consiste na escolha dos substratos e rochas para colocar no aquário. São esses elementos que irão abrigar as bactérias que farão a filtragem biológica do seu aquário. Poucos substratos e rochas irão comprometer a saúde dos peixes e corais. O ideal é comprar um substrato nem muito grosso nem muito fino, de preferência com base calcária. Já as rochas precisam ser bonitas (afinal elas vão fazer parte do layout do seu aquário) e porosas para abrigar bactérias. Prefira rochas naturais coletadas em recifes de corais, como as vendidas pela Reef Rock.
- O quarto passo é comprar e instalar o skimmer, que faz parte do sistema de filtragem. Ele gera bolhas que fazem com que a sujeira suba e seja facilmente removida. O ideal é comprar skimmers maiores, os maiores que você conseguir colocar sem tomar todo o espaço.
- Depois, é hora de cuidar da circulação. Um aquário somente de peixes pode ter uma circulação bem dimensionada, enquanto os de corais precisam que ela seja moderada e deve atender aos diversos tipos de corais. Para aquários mistos, uma bomba com velocidade regulável é a melhor saída.
- O sexto passo é cuidar da temperatura, que deve ser entre vinte e cinco e vinte e sete graus, e constante. Utilize um bom aquecedor seguindo a proporção 1W por litro de água. O chiller é o melhor tipo de aquecedor.
- Por último, é preciso preparar a água com um filtro deionizador ou de osmose reversa. Utilize um sal de boa qualidade, especial para a formação de aquários. Cheque a salinidade da água com um refratômetro e não esqueça de repor a água todos os dias para manter a proporção de água sempre a mesma (a água evapora, o sal não).
Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets