Tudo sobre pets

Animais Exóticos

Conheça alguns tipos de animais exóticos.

Artigo publicado por Maria Paula

São considerados animais exóticos, os animais que não são comumente vistos em uma região ou, no caso de animais exóticos de estimação, aqueles que não são comumente domesticados. A criação de animais exóticos no Brasil, ainda é pouco conhecida e pouco divulgada, mas é possível e tem uma comunidade apaixonada e um mercado que promete. Quem cria animais exóticos deve prestar atenção nas regras estabelecidas pelo IBAMA para a importação (no caso de animais típicos de outras regiões) e domesticação desses animais. Alguns são proibidos, outros precisam de extensa documentação e cuidados.

Confira alguns animais de estimação exóticos que você pode ter.

Chinchila

chinchilla

O chinchila é um roedor típico da Cordilheira dos Andes. Dócil, silenciosos, com o pelo denso e hábitos noturnos, o chinchila é um bom animal de estimação para quem quer algo diferente e também gosta de roedores. Um filhote de chinchila custa em média duzentos reais e tem um gasto médio mensal de setenta reais, sendo mais barato do que criar um cachorro. Ele mede de vinte a trinta centímetros, pesa de trezentos a oitocentos gramas e vive cerca de quinze anos.

Sua alimentação é baseada em ração específica e complementada com frutas como maçã, pera e uva passa. Ele precisa de espaço e exercícios, e gosta de fazer escaladas, por isso, compre gaiolas especiais equipadas com acessórios para seus exercícios.

Saguis

macaco

Os populares micos agora podem ser encontrados domesticados em lojas de animais por preços que mostram seu novo status de animais de estimação exóticos da moda: De dois a quatro mil reais. Os saguis são pequenos macacos, muito espertos e bonitos, que podem viver muito bem em apartamentos, portanto que se prepare um viveiro para ele ficar à vontade. O sagui é delicado e muito suscetível a doenças viróticas, por isso é preciso estar sempre cuidando da sua saúde no veterinário, e os machos podem ficar agressivos quando estão em fase de reprodução. Sua alimentação é barata, eles precisam de frutas e algumas proteínas como leite e iogurte.

Furão

Furão

Parente da doninha, o furão é um animal agitado, brincalhão, muito bonito, curioso e carinhoso. Um furão vive por volta de dez anos e tem a entrada no Brasil bem controlada pelo Ibama. A aquisição de um furão e seus acessórios básicos pode chegar a mil e quinhentos reais, e sua manutenção mensal a cem. Eles não podem viver em locais muito quentes, pois são animais de climas temperados e podem morrer em temperaturas acima de trinta graus; também não suporta frio extremo. Sua casa deve ser preparada para a chegada de um furão, pois eles gostam de se enfiar em tudo quanto é lugar e, por serem curiosos, acabam comendo o que não devem.

Iguana

Iguana

Para quem gosta de répteis, as iguanas já vêm sendo domesticadas há muito tempo, e já estiveram “na moda” há anos atrás. Não são companheiras como os mamíferos, mas também são dóceis e de fácil manutenção. Apenas ficam agressivos se manuseados bruscamente, o que faz das iguanas animais não recomendados para crianças. O IBAMA exige que a iguana tenha um microchip e que seja adquirido por um criadouro autorizado. Sua expectativa de vida é de quinze anos, pode chegar a um metro e oitenta de comprimento. Um filhote sai por uma média de mil reais, e é preciso preparar seu viveiro com cuidado. Não é um animal barato.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets




Envie seu comentário: