Tudo sobre pets

Viveiro para Iguanas

Dicas valiosas de cuidados que os donos devem ter com seu réptil.

Artigo publicado por Maria Paula

Embora seja um animal que não requer muita atenção e longos passeios, as iguanas são animais que dependem de alguns cuidados de seu dono, algumas medidas que precisam ser tomadas para oferecer conforto e certos cuidados que podem beneficiar a saúde do seu animal.

Como Elas Costumam Viver

As iguanas adoram ficar expostas ao sol, seja em cima de um tronco de árvore ou em qualquer outro lugar, se o seu viveiro não tiver muita luz solar, opte por lâmpadas de UV, pois o interesse delas é absorver os raios ultravioleta B, que elas conseguem tanto através de exposição solar como também por esse tipo de lâmpada.

Bastante água e verduras, legumes e frutas à vontade, é todo alimento que sua iguana necessita, insira uma boa variedade de cada tipo na alimentação de seu animal, e procure colocar uma dose de cálcio na água pelo menos uma vez na semana para deixa-la cada vez mais saudável.

iguana em viveiro

O Viveiro

Pode ser um quarto vazio, ou uma gaiola, inclua uma piscina ou algum tipo de vasilha onde ela poderá tomar seus banhos de vez enquanto, mantenha o ambiente sempre aquecido pois as iguanas gostam de calor, deixe a luz solar entrar no viveiro, ou coloque sua gaiola ao ar livre, e se não tiver muita opção utilize as lâmpadas de UV.

Espalhe troncos ou pequenas árvores, pois elas adoram escalar, abuse desse tipo de acessório pois essa é a atividade preferida de sua iguana.

A gaiola é uma alternativa para quem não possui muito espaço para guardar a sua iguana, porém nesse caso é necessário retirá-la de vez enquanto para andar pela casa, com você ou em alguns locais que elas fiquem seguras, para poder se exercitar um pouco fora de sua gaiola, além de não deixar o animal muito tempo preso em um ambiente muito pequeno e fechado, pois afinal de contas o habitat das iguanas é a natureza, e deixa-las muito tempo trancadas em gaiolas pode resultar em doenças para o seu animal.

Mantenha o viveiro limpo, realizando a limpeza pelo menos uma vez na semana, pois embora a iguana pareça ser um animal sempre muito limpo, elas também tem suas necessidades fisiológicas como qualquer outro animal, o que necessita de uma limpeza frequente para evitar o acumulo de sujeiras.

O Ambiente Ideal

Se você deseja criar um ambiente que imite o habitat natural de uma iguana, algumas opções são necessárias, como por exemplo a opção de utilizar um tanque bem largo com algumas plantas ou alguns indícios de natureza selvagem, em conjunto azem um ambiente perfeito para sua iguana, pois lembra um pouco de seu lar natural.

Além da necessidade de alguns acessórios, um ambiente ideal para uma iguana deve ter uma temperatura em torno de 32 °C, que é o mais perto da temperatura de uma floresta tropical, além é claro de alguns galhos ou adereços em que elas possam estar subindo e se aquecendo, como elas adoram.

Quanto mais perto da natureza seu viveiro estiver, mais sua iguana irá gostar, mantenha esse local o mais limpo possível, e procure se preocupar com a visita de outros animais que possam prejudicar sua iguana de alguma forma, como cães e gatos, ou outros animais com extintos predadores, pois afinal de contas, brigar não é o forte da característica de uma iguana.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets




Envie seu comentário:


Comentários (2)

  1. Zalmi santos jr
    06/10/2016 at 23:06

    Estou querendo comprar uma iguana verde . pode ser legalizada ou não

  2. Thiago
    21/08/2016 at 22:08

    Qto muito uma Iguana q seja microchipada.