Tudo sobre pets

Twister – Rato de Estimação

Métodos interessantes para a criação de roedores.

Artigo publicado por Maria Paula

Animal de estimação barato da espécie Rattus norvegicus, mais conhecido como ratinho ¨Twister¨, ele pode chegar apesar até 600 gr e medir até 30 cm, e por isso é considerado de grande porte.

Ele tem hábitos noturnos, e são roedores excelentes para serem criados como animais de estimação, pois não necessitam de muitos cuidados especiais, e muito acessíveis em lojas de animais, onde podem custar até R$ 13,00 cada, é muito carinhosos e se apega muito com seu dono, e por serem tão afetuosos não ficam muito bem quando sozinhos, por isso é preciso ter outro roedor da mesma espécie para lhe fazer companhia.

rato

Sua Moradia

O ratinho twister é um animal que precisa de um certo espaço para viver, que tenha no mínimo o tamanho de 60X40 cm, que seja alta e tenha escadas. Para um grupo de 4 ratinhos um aquário de 300 litros costuma ser ideal para os animais viverem confortavelmente.  As casas de acrílico são uma boa opção também, sendo que geralmente é uma opção que requer maior investimento.

Forre o fundo da gaiola com marvalha ou serragem, que deve ser trocada pelo menos uma vez na semana para evitar o acumulo de sujeiras e infestações de pulgas ou piolhos. Garanta que a gaiola seja grande o suficiente para comportar a rodinha onde o ratinho faz seus exercícios, que devem ser sem grades para não prender as patinhas do seu ratinho twister.

Como Comprar

Antes de adquirir seu animal, certifique-se da saúde e da higiene dele, prefira comprar de lojas confiáveis ou de compradores conhecidos.  Escolha um animal ativo e curioso, pois essas são as características de um animal com saúde perfeita.  Dificuldades de respiração e para andar devem ser sinais de doenças nos ratinhos, assim também como espirros excessivos, olhos opacos, letargia, nariz escorrendo, feridas e diarreia, por isso fique atento a qualquer um desses sinais na hora de compra-lo.

Alimentação

Eles são muito gulosos e aceitam tudo o que oferecem a eles, porém são onívoros, e preferem cereais em grãos, e sua alimentação deve conter ração específica para a espécie, ou verduras escuras, grãos, aveia em flocos ou com casca, e outros tipos de cereais, além de frutas e complementos ração para cães e gatos filhotes.

Os ratinhos costumam se alimentar de 15 a 20 ao dia, o comedouro deve ser grande o suficiente para todos os ratinhos comerem confortavelmente e para entrarem dentro dele, pois eles gostam muito de fazer isso, e o bebedouro deve ser daqueles que tenham bico e não devem ser tigelas.

roedor

Reprodução

Eles começam a se reproduzir após seus 3 meses de vida que é quando sua maturidade sexual é atingida, e costumam ser muito prolíferos, possuem de 8 a 12 gestações no ano que duram cerca de 3 semanas, e sua ninhada produz de 7 a 12 filhotes. Para a procriação basta ter um ambiente calmo, com um ninho, juntar o macho e a fêmea saudáveis, com comida e água, e após o nascimento dos filhotes, procure manter distância da gaiola para que fêmea amamente calmamente seus filhotes, pois se ela se assustar pode abandoná-los ou até devorá-los, certifique-se de que tenha bastante comida e tente não limpar a gaiola nesta fase.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets




Envie seu comentário: