Tudo sobre pets

Tudo Sobre as Necessidades Fisiológicas dos Cães

Ensinamentos essenciais para a vida do dono de um cão.

Artigo publicado por Maria Paula

Uma das maiores dificuldades que os donos de cães encontram logo que adquirem um novo amiguinho, é ensinar o local certo para ele fazer suas necessidades fisiológicas, pois geralmente ele chegam sujando a casa toda, pelo extinto de querer marcar território, ou muitas vezes pode ser resultado de uma mudança de comportamento ou até mesmo um sinal de doença.

No caso dos filhotes, eles geralmente procuram um local limpo e de fácil absorção para fazer suas necessidades fisiológicas, onde geralmente ele já encontra o cheiro de outras fezes ou urinas que ele fez anteriormente.

dashound com osso

Tudo no lugar certo

Os cães fazem suas necessidades em locais errados sempre por algum motivo específico que pode variar de falta de exercícios, medos e ansiedades, doenças renais, entre outras complicações. Para evitar os problemas relacionados a este assunto, é preciso treinar o cão desde bem novinho a fazer suas fezes e urinas onde queremos que ele faça, seja dentro ou fora de casa.

Nos casos de cães que não tem muito acesso à rua, caixas de areia ou jornais devem ser utilizados para captar o odor de suas necessidades, assim, toda vez que ele quiser fazer suas necessidades fisiológicas, ele irá procurar por esse cheiro característico, e sempre que fizer no local certo ele deve ser premiado, seja com um petisco ou algo que ele goste muito, como um brinquedo por exemplo.

Para que o treinamento seja perfeito, o dono deve saber interpretar os sinais de quando seu cão precisa defecar ou urinar, para que ele possa levar ao local especifico sempre que for preciso.

Sinais Do Cão

Nos primeiros dias de vida, os filhotes defecam ou urinam apenas se encorajados pela mãe, que lambe as regiões genitais dos filhotes provocando os reflexos fisiológicos do cãozinho, e por mais esquisito que seja ela também come tudo o que o filhote coloca pra fora. Isso muda depois dos 16 dias de vida, que é quando o cãozinho passa a fazer tudo sozinho.

Um dos sinais de que o cão precisa fazer suas necessidades fisiológicas é farejar o chão, ficar de pé, olhar para o dono, bater com a pata, entre outros que o dono poderá estar se habituando se observá-lo com frequência. Caso este sinal seja imperceptível, é recomendado que o dono leve o seu animal ao local desejado por pelo menos de 3 em 3 horas.

Como Fazer Advertências

As punições de maneira exagerada ou violenta devem ser evitadas, pois podem resultar em sérios problemas futuros para o cão, que pode apresentar problemas para fazer suas necessidades fisiológicas por medo ou apresentar problemas de agressividades que podem ser aparentes apenas quando adultos, entre outros problemas que seu animal pode apresentar.

filhote de boxer

Evitar Manias Irreversíveis

Em alguns casos, o cão pode apresentar manias, que são mais difíceis de serem tiradas, que por algum motivo eles tendem a não deixa-las, seja pela falta de atenção do dono, ou desencorajamento na hora certa, o que pode acarretar nesse tipo de prática que pode ser muito irritante ou em muitas vezes parecem casos irreversíveis.
Porém nem tudo está perdido, pois alguns detergentes e produtos podem ajudar muito nessas horas.

O vinagre por exemplo, além de possuir um odor insuportável para os cães, ele também remove por completo o cheiro da urina ou fezes do cachorro, o que evita que o mesmo seja novamente atraído para defecar ou urinar no mesmo local que antes.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: