Tudo sobre pets

Troca de Dentes de Cachorros

Conheça mais sobre a troca de dente dos caninos.

Artigo publicado por Maria Paula

Nossos animais de estimação também trocam de dentes, assim como nós. Quem tem um cachorro filhote precisa ficar atento à troca de dentes do seu cachorrinho e entender o que isso causa. Os cachorros nascem banguelas, assim como nós, e antes de um mês de vida eles já mostram seus primeiros dentes de leite. São vinte e seis dentes de leite que serão substituídos entre o quarto e o sexto mês de vida do cachorro.

Esses novos dentes devem ficar com o cachorro para o resto da vida, eles são maiores e mais fortes. Os dentes são substituídos gradativamente e, muitas vezes, se você averiguar a dentição de seu cachorro, você verá que ele possui os dois tipos de dentes.

dentição canina

O Que o Dono Deve Fazer

É importante que o dono fique atento a algumas mudanças de comportamento que acontece na época da troca dos dentes do cachorro, mas não há motivos para se preocupar. A maioria dos dentes caem e são engolidos, sendo expelidos pelas fezes. Isso é natural e não causa problemas. Alguns cães passam um tempo com os dois dentes, o de leite e o novo. Espere até o primeiro ano do cachorro, se até lá o dente de leite não caiu, procure um veterinário para que ele o oriente sobre uma possível cirurgia.

A dentição dupla deve ser removida cirurgicamente porque ela aumenta a incidência de tártaro, gengivite, mau hálito e outros problemas porque o alimento se acumula em excesso entre os dentes. Espere até o cão atingir a idade adulta (um ano) para os dentes de leite caírem, caso contrário, remova cirurgicamente. Mas, lembre-se, essas ocorrências são raras.

Dente Caído

Também não é raro encontrar um dente caído preso a um brinquedo, ou perto dele. Isso porque a gengiva do cachorro fica sensível, coça e dói e isso faz o cachorro procurar roer e morder coisas. Nessa idade, da troca de dentes, é importante não dar brinquedos muito duros ao cachorro, eles podem causar fraturas e desgaste dos dentes. A melhor opção é dar ao seu cachorro brinquedos de borracha macia, firmes, mas ainda macio.

dentes caninos

Sempre deixe seu cão com vários brinquedos para roer, porque ele vai passar esse tempo em grande desconforto e vai acabar roendo os móveis e objetos da casa. Se você flagrar o cachorro aliviando sua dor na gengiva roendo seus móveis, faça um barulho na hora em que ele estiver roendo, ou espirre água no seu focinho para ele ficar desconfortável e dê a ele os brinquedos próprios para ele roer.

Alguns especialistas também sugerem dar cenoura crua aos cães nessa fase para que ele fique roendo a cenoura. A cenoura, os ossos artificiais de couro e os palitos de couro são artifícios importante para o cachorro ser estimulado a roer e, assim, fazer uma espécie de escovação dos dentes. Caso seu cão goste da cenoura nessa época em que está trocando os dentes, não há problemas continuar dando o vegetal para o cachorro o resto da vida, assim ele mantém os dentes limpos e não vai roer o que não deve.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Cães





Envie seu comentário:


Comentários (2)

  1. Jacqueline
    09/10/2013 at 11:48

    Oi, meu cachorro tem 8 anos e a gengiva esta escura e acho que seus dentes então caindo, isso é normal? o que faço

    obrigada

  2. angelica
    18/12/2013 at 19:23

    ola boa noite,meu cachorro tem cinco meses e quebrou o dente incisivo brincando de puxa puxa .gostaria de saber se ele vai voltar a ter outro dentinho ou terá que fazer uma cirurgia ?obrigada aguardo!!