Tudo sobre pets

Tricuríase em Cães

Saiba tudo sobre a Tricuríase Em Cães.

Artigo publicado por Maria Paula

A tricuríase é uma doença causada por vermes que se fixam no intestino do cachorro. A doença também pode ser chamada de doença do verme do chicote porque o verme que a causa, o Trichuris trichiura é um verme que parece um pequeno chicote porque tem um terço de seu comprimento mais grosso e o resto mais fino. Os vermes machos tem de dois e meio centímetros a quatro centímetros e as fêmeas de quatro a cinco centímetros.

tricuríase

Ciclo do Verme

Os ovos do verme ficam nas fezes dos cães e outros animais infectados e sobrevivem nesse estado por meses ou anos, se estiverem em local úmido e quente (quanto mais úmido e quente, mais ele sobrevive). Os ovos podem infectar outros animais assim que a larva é desenvolvida no interior do ovo, o que leva poucas semanas.

Quando o ovo é ingerido pelo animal, a larva sai do ovo quando no intestino e se deslocam para uma parte do intestino grosso chamada ceco. Lá, ela se fixa na mucosa do intestino e se desenvolvem. A larva demora poucos meses para maturar, na sua forma adulta, elas ficam com a cabeça presa na mucosa, se houve macho e fêmea, eles se acasalam e a fêmea pode por três mil ovos por dia, que saem nas fezes. Como as lombrigas, esses vermes podem ficar no cachorro por anos se alimentando do sangue e do bolo intestinal.

Esse verme pode infectar humanos também.

Sintomas

Os sintomas só aparecem se o cão tiver uma infestação grande. No caso, ele sofrerá de diarreia com hemorragia, anemia e perda de peso. O verme pode causar uma necrose na mucosa do intestino, causando a hemorragia e a anemia; ele também impede que nutrientes sejam propriamente absorvidos pelo organismo do seu cão, e por isso ele perde peso e fica desnutrido, mais fraco e menos animado. Sempre que você sentir que seu cão ficou mais triste e quieto, leve ele ao veterinário, é um sinal de fraqueza e ele pode estar infectado por algum verme como o da truciríase ou acometido de uma outra doença.

Em infecções leves, o cão não apresenta nenhum sintoma, mas ainda é um agente transmissor da doença, já que o verme solta seus ovos em suas fezes, por isso é sempre importante levar seu cão ao veterinário regularmente e tomar as providências que o veterinário orientar para a prevenção.

cão com tricuríase

Tratamento e Prevenção

O veterinário observa as fezes do cachorro e se encontrar os ovos do parasita, é porque seu cachorro está contaminado. A medicação para tratar a doença é simples e deve ser repetida pelo tempo que o veterinário mandar para conseguir matar todos os vermes.

A prevenção é a higiene do local onde seu cão habita, impedir que ele coma as fezes de outros cães, e sempre recolher as fezes do seu cão o mais rápido possível. Para impedir que vermes “silenciosos” que estejam no seu cão se desenvolvam ou infectem outros cães, dê o vermífugo regularmente como seu veterinário orientar.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: