Tudo sobre pets

Tosse Cardíaca

Conheça um pouco mais sobre essa doença.

Artigo publicado por Maria Paula

Você sabia que tosse pode ser um sintoma de um problema cardíaco? Sim, a tosse é um dos vários sintomas da insuficiência cardíaca, ou também, insuficiência cardíaca congestiva. Essa doença consiste no enfraquecimento do coração de maneira tal que ele não consegue mais bombear o sangue para o resto do corpo de maneira suficiente. Embora possa ser repentina, na maioria das vezes a insuficiência cardíaca é uma doença crônica e com desenvolvimento a longo prazo.

tosse cardíaca

A doença costuma afetar apenas um dos lados do coração, mas os dois lados serem afetados não é mais uma coisa rara hoje em dia. Ela pode ser causada pelo enfraquecimento do músculo cardíaco, ou pelo enrijecimento dos mesmos. A primeira é chamada de insuficiência cardíaca sistólica e a segunda, diastólica.

A causa mais conhecida e mais comum da insuficiência cardíaca é a DAC, ou doença arterial coronariana. Essa doença causa que os pequenos vasos que levam sangue ao coração fiquem estreitos, empobrecendo o suprimento do órgão e sua musculatura. Uma infecção também pode causar esse enfraquecimento, o nome dessa condição é cardiomiopatia.

Por que a Insuficiência Cardíaca Causa Tosse?

A tosse noturna é um sinal de insuficiência cardíaca. Ela ocorre porque o coração não está trabalhando direito e, estando na posição horizontal, ele não possui mais a gravidade para ajudar nesse trabalho. A gravidade nessa posição na verdade irá aumentar o retorno de sangue para os pulmões, o que causa congestão pulmonar, o que leva à tosse.

Mas, muitos casos de insuficiência cardíaca causa tosse não só noturna. Por não estar funcionando corretamente, a circulação fica comprometida e o sangue pode retornar a outras áreas, as mais comuns sendo os pulmões, o fígado, os braços e pernas e o trato gastrointestinal. Isso leva à congestão pulmonar e à tosse.

A tosse cardíaca é seca, ou seja, sem catarro. Ela também pode aparecer depois da atividade física, pois ao fazermos atividades físicas o coração trabalha mais. Como ele não está trabalhando direito e o pulmão está sendo congestionado pelo retorno do sangue, nossa capacidade pulmonar fica pior ao fazermos uma atividade física, o que leva à tosse, além da falta de ar. Caso você esteja observando que seu rendimento físico tenha piorado e que está sendo acompanhado de tosse e falta de ar, veja um médico.

cachorro com tosse

Outros Sintomas

Além da tosse cardíaca, quem sofre de insuficiência cardíaca pode sofrer de falta de ar depois de pouco tempo de atividade física ou se ficar deitado muito tempo; inchaço nos pés, tornozelos e abdômen; sobrepeso; pulso irregular; palpitações cardíacas; insônia; fadiga; indigestão ou perda do apetite.

Na maioria das vezes se identifica a tosse como um problema cardíaco ao se observar que ela é seca, quando ela aparece (se piora quando se está deitado ou depois de atividades físicas) e se outros sintomas de insuficiência cardíaca aparece junto com a tosse. O sintoma mais comum é a falta de ar logo após qualquer tipo de esforço físico e o pulso irregular. Uma tosse que não passa com tratamentos tradicionais para tosses secas também deve ser examinada por um cardiologista o mais rapidamente possível.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (4)

  1. Jurema de Souza
    02/10/2016 at 11:13

    Existe remédio para tosse cardíaca

  2. Maria José
    12/09/2016 at 16:10

    Tenho insuficiência cardíaca e muitos ataques de tosse que não passam com nenhum xarope. A que médico devo ir,ao cardiologista ou ao pneumologista?
    Obrigada

  3. Elisabete
    20/11/2015 at 11:20

    Estou tussindo estive resfriada e fiquei tussindo, meu coração tem bate parecendo q vai parar, depois q tomo remédio para tosse, 4 há depois sai bastante catarro! Ppode ser do coração?

  4. LEUCENIR
    20/09/2015 at 07:55

    É MUITO BOM RECEBER INFORMAÇÕES COMO ESTA, CUIDAR DA SAÚDE É DE GRANDE VALIA….