Tudo sobre pets

Tipos de Ração

Qual o tipo de ração comprar para o meu pet

Artigo publicado por Maria Paula

A ração é uma mistura de alimentos equilibrada para fornecer todos os nutrientes exigidos pelos animais. No mercado pet, existem vários tipo de rações, podendo ser diferentes no tamanho, na forma, sabores, cores, marcas e principalmente no preço. Mas o que deve levar em conta na hora de escolher é se esta ração vai atingir a exigência nutricional do pet para que ele tenha um desenvolvimento satisfatório dentro dos padrões de sua espécie e raça. O tipo de ração é determinado pela qualidade dos ingredientes usados na sua composição. Leia-se como desenvolvimento satisfatório o crescimento, a saúde, longevidade, vitalidade, performance e reprodução do pet.

É justamente a qualidade da matéria-prima usada na fabricação da ração que vai determinar seu tipo e preço. Essa qualidade dos componentes da ração vai influenciar diretamente na sua digestibilidade, ou seja, a capacidade de o animal de aproveitar os nutrientes da alimentação e usá-los em seu metabolismo.  Essa classificação não é oficial mas há quatro tipos de ração disponíveis no mercado:

ração para cachorro

Ração Normal ou Standard ($)

Rações de combate são as mais comuns e baratas do mercado pet. Embora seus nutrientes sejam balanceados, ela é pouco digerível, por causa dos ingredientes de baixa qualidade usados na sua fabricação. Esses produtos, normalmente são produzidos a partir de proteínas animais e vegetais de baixa qualidade, ou seja, usam farelos de ossos, soja, penas trituradas (isso mesmo!), trigo e milho, o que torna mais a digestão e aproveitamento dos nutrientes muito mais difícil para o animal.

Na verdade, para adquirir a quantidade de nutrientes necessária para manter a saúde do animal, os pets teriam que ingerir uma quantidade imensa dessa ração. Além disso, nesse tipo de produto, para mascarar o gosto de todos esses resíduos, é usada uma quantia grande de produtos químicos para melhorar o gosto dela e ainda corantes e conservantes. Mesmo sendo tão inferior esse tipo de ração, ainda é preferível administrá-la ao animal a dar comida caseira sem orientação nutricional de veterinário.

Uma das desvantagens dessa ração é aumento do volume de fezes, já que o animal não absorve muito dela e acaba liberando muitos dejetos.

Para comprar ração Normal para cães, clique aqui e para gatos, clique aqui.

Premium ($$)

A ração premium é um tipo de alimento intermediário, ou seja, não é tão superior como você imaginava. Também é produzida a partir de proteínas vegetais, leia-se mais baratas, porém, essas matérias-primas tem um pouco mais de qualidade que as da ração comum. É formulada a partir de resíduos dos frigoríficos, como intestinos de aves e carneiros.

Para o pet, essas rações são bem mais fáceis de digerir que a ração comum, já que possui alguns componentes animais que fornecem mais nutrientes na absorção do trato digestivo deles. Diminuem o volume de fezes do pet, já que tem menos resíduos na composição, muito embora ainda contenham grande quantidade de conservantes, corantes e palatabilizantes (produtos químicos que melhoram o gosto da ração).

ração para gatos

Para comprar ração premium para cachorros, clique aqui.

Para comprar ração premium para gatos, clique aqui.

Superpremium($$$)

Esse tipo de ração seria a elite da alimentação animal industrializada pois é balanceada corretamente e composta de forma ideal para os pets. Produzidas totalmente a partir de proteína animal, têm maior aproveitamento na digestão do pet, além de usarem apenas conservantes naturais na sua composição, ou seja, sem os famosos corantes e produtos químicos para alterar o paladar do produto.

Atualmente, essas rações estão disponíveis inclusive para categorias direcionadas de pets, como para animais mais velhos, ou de portes específicos além de idades determinadas, raças e fator de atividade dos mesmos. Quanto ao valor, por causa da qualidade da matéria-prima, costumam ser mais caras que a ração premium. No que tange a saúde e bem-estar do animal, vale você pesar o custo-benefício da mesma.

Por causa da sua alta concentração de nutrientes, a ração superpremium acaba causando a chamada “saciedade química”, ou seja, seu cão ou gato já se sente satisfeito mesmo com porções menores. E como ela quase não possui resíduos, acaba sendo melhor aproveitada pelo sistema digestivo do animal e resultando em fezes menos volumosas.

Para comprar ração superpremium para cães, clique aqui.

Para comprar ração superpremium para gatos, clique aqui.

Rações de uso clínico ($$$$)

As rações de uso clínico são alimentos industrializados receitadas por veterinários para doenças e problemas específicos do animal, como ração light para animais obesos, ração sem sódio para pets com insuficiência renal e mesmo rações anti-alérgicas ou para animais com insuficiência cardíaca.

Para comprar rações de uso clínico, clique aqui.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães, Gatos




Envie seu comentário: