Tudo sobre pets

Sarna Demodécica

Coceiras e feridas? Seu cão pode estar com sarna

Artigo publicado por Maria Paula

Sarna é uma doença parasitária causada por ácaros, que causam sérias lesões no corpo do cachorro. Existem tipos de sarnas diferentes que são causadas por diversos ácaros, inclusive há sarnas que são consideradas zoonoses, pois podem infestar humanos. Porém a demodicose ou sarna vermelha não é uma zoonose, e também não é transmissível de um animal para o outro.

cão se coçando

Demodex Canis

Demodex Canis é um ácaro que que se aloja nas profundezas da derme graças a seu formato fusiforme e também está presente nos folículos pilosos. O ácaro vive normalmente no corpo dos cães sem causar nenhum problema, porém quando o animal tem algum tipo de queda imunulógica o ácaro se multiplica tanto que causa muitas feridas nos animais, cães jovens tem maior propensão a ter demodicose pois seu sistema imune ainda está em formação . Um fato interessante é que esse parasita é um artrópode aracnídeo, e sua proliferação faz com que bactérias e fungos infectem os cães.

O Demodex Canis se multiplica quando ocorre algumas alterações no corpo do animal relacionadas : a genética, quando ocorre a não produção de anticorpos contra demodex pelo linfócito t, isso permite a proliferação do ácaro; um outro fator é a raça do cão que influencia a demodicose, alguns cães de raça como Dálmata, Collie, Pug ,Pastor alemão, Cocker spaniel, Boxer , entre outros;  estresse, má nutrição e parasitoses também diminuem o sistema imunológico dos animais; e também doenças como o hiperadrenocorticismo, hipotireoidismo e neoplasias causando essa doença de pele canina; medicamentos também podem imunossuprimir o cachorro (corticoides, por exemplo).

Diagnóstico

O diagnótico é feito após o Veterinário observar os sinais clínicos, que são: regioões escuras no corpo do animal; vermelhidão, inchaço, ferimentos na pele; perda de pelo em alguns locais como envolta dos olhos, nas patas, e nos lábios; a pele fica mais espessa; aparece crostas no animal. Após a observação da clínica do cão, é feito um raspado que é um técnica onde com o auxilio de uma lâmina de bisturi.

Descama-se profundamente a pele do animal (muitas vezes chega a sangrar, mas é normal) pois o ácaro não é uma parasita que fica  na superfície, coloca-se esse material em uma lâmina de vidro para observação do Demodex no microscópio. Um outro método de diagnótico utilizado é a retirada de pelos da raiz , pois é o lugar onde o ácaro se instala, e também observa-se o material no microscópio.

cachorro com sarna

Tratamento Sarna Demodécica

O Tratamento é feito, com medicamentos de uso tópico e de uso oral. Para uso tópico comumente é usado o remédio Amitraz, que é utilizado para dar banhos nos animais afetado duas vezes por semana. Já para uso oral é utilizado o fármaco ivermectina durante 90 dias em média, passado 2 meses após iniciado o tratamento oral, a pele do animal não tem mais feridas, mas isso só acontece se o tratamento não for interrompido, e mesmo após o fechamento das lesões o tratamento continua após 1 ou 2 meses. Hoje em dia também há uma coleira que auxilia o tratamento da demodicose, e que é a base de Amitraz.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: