Tudo sobre pets

Ração x Alimentação Natural

Saiba tudo sobre a diferença entre Ração x Alimentação Natural.

Artigo publicado por Maria Paula

Uma nova onda de alimentação saudável está chegando também aos nossos cães. Donos de cães e veterinários começaram a se preocupar com as inúmeras doenças e alergias alimentares que os cães estavam tendo e, também a repensar a alimentação de seus cães. Afinal, se eu ganho uma vida melhor e mais saudável comendo alimentos frescos e variados, por que não meu cão?

ração e alimentação natural

Embora esteja mais forte no Brasil por agora, a Alimentação Natural para animais de estimação é uma corrente forte nos Estados Unidos, principalmente na Califórnia, desde os anos setenta. Eles pregam que os cachorros ficam mais fortes e mais bem nutridos comendo alimentos naturais, contanto que observada suas necessidades alimentares, e que os produtos para conservar e dar sabor às rações causam muitos problemas nos nossos animais.

Mas, a alimentação natural é mesmo tudo isso que se fala? Veja as vantagens e desvantagens das duas formas de alimentação e compare.

Vantagens e Desvantagens da Ração

A maior vantagem da ração é sua conveniência. Um cachorro ou um gato precisam de nutrientes muito diferentes dos nossos e não é só dar ao nosso animal de estimação o que comemos que tudo estará ótimo. As rações já vêm com os nutrientes que o cachorro precisa e na porção que ele precisa, muitas deles são bastante específicas, com diferentes fabricações para cachorros de diferentes raças, portes e até mesmo específicas para algumas doenças. As rações são mais fáceis de conservar, não estragam fácil e não contaminam com parasitas como as que existem, por exemplo, na carne crua.

carne e vegetais

Já as desvantagens são mais focadas no que você está dando para o seu cachorro comer. Infelizmente, muitas alergias são causadas pelos produtos que existem na ração; esse excesso de produtos químicos industrializados também causam muitos cálculos renais e outros problemas de rins, porque é muita coisa para o rim filtrar e isso sobrecarrega o órgão. Como se sabe, problemas renais é uma das maiores causas de mortes de gatos, então isso pode ser um fator muito importante para os donos de felinos por exemplo.

Vantagens e Desvantagens da Alimentação Natural

  • Uma das maiores vantagens da alimentação natural é que o cachorro e o gato gostam mais. Alimentos variados e o cheiro da alimentação natural agradam muito mais os gatos e os cães do que a ração. Eles ficam mais feliz também, afinal, estavam sempre comendo coisas com o mesmo gosto e a mesma textura, e agora estão comendo pratos com carnes e legumes, que têm um cheiro melhor e é mais gostoso.
  • Outra grande vantagem é livrar o animal dos conservantes e produtos químicos, o que diminui os casos de alergias nos cães. A comida natural também fortalece o sistema imunológico dos cães e gatos e já foi em muitos casos, a cura de algumas doenças nos animais que não conseguiam reagir a elas antes quando comendo somente ração. O pelo do animal também fica mais bonito e brilhoso e cai menos.
  • A desvantagem é porque ela é um pouco mais difícil de manter. Você tem que procurar um nutricionista de cachorro para lhe dizer o que seu cão pode ou não pode comer e o que ele precisa com frequência. A conservação também é um pouco mais difícil, mas você pode tratar a comida do seu cão como trata a sua.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: