Tudo sobre pets

Ração à Vontade Faz Mal?

Entenda como a ração dada sem controle pode fazer mal ao seu cão.

Artigo publicado por Maria Paula

Dar ração para seus cachorros ou gatos de estimação é extremamente prático e conveniente. Você não precisa pensar muito para dar uma alimentação balanceada ao seu bicho, só precisa se preocupar em comprar a melhor ração para ele e colocar a porção certa, e pronto, seu cachorro ou seu gato estão felizes e contentes, bem nutridos e saudáveis.

Mas, com a correria do dia a dia e até mesmo a negligência de alguns donos, muitos de nós tende a simplesmente encher a tigela do cachorro e do gato e deixá-los à vontade para comer quando quiser. Mas, isso é saudável? É certo?

ração à vontade

Depende se estamos falando de gatos ou cachorros. Para o gato o normal é deixarmos sua tigela cheia e deixar a ração à vontade para ele comer durante o dia inteiro, enchendo-a novamente no dia seguinte ou quando ela esvazia. Esse costume não é ruim para o gato porque eles costumam comer só o tanto que lhes apetece e não comer mais do que precisa. Obviamente, existem as exceções, mas isso é uma questão de bom senso. Caso seu gato comece a engordar muito e defecar demais, ele está comendo mais do que precisa. Nesse caso, você deve alimentá-lo menos, dando uma porção menor de comida, duas vezes ao dia.

Já o cachorro costuma sempre comer tudo e sempre querer mais. Deixar ração à vontade para o cachorro é quase certo de que o levará a obesidade e a todos os problemas que ela traz. Isso quer dizer que o cachorro não pode ter ração à vontade, de jeito nenhum.

Como Alimentar Seu Cão

O cachorro deve ter hora certa de comer. Cães adultos devem comer duas vezes ao dia, uma ração adequada à sua raça e seu porte, e sempre nas horas certas, caso contrário ele pode adquirir maus comportamentos alimentares e lhe dar muita dor de cabeça. Quando filhotes eles precisam comer mais, sendo alimentados de três a cinco vezes ao dia, com ração específica para filhotes. A frequência das refeições deve ir diminuindo gradativamente até eles chegarem à idade adulta e comer somente duas vezes ao dia.

pote de ração

O bom senso também deve estar sempre atento: Caso seu cão se exercite muito ou esteja muito magro, é aconselhável aumentar o número de refeições, mas sem exagero, um cão que gaste muita energia pode ser alimentado três vezes por dia, e começará a ganhar mais peso. Também é importante que a ração que ele esteja comendo seja a melhor para ele, com alto teor de proteína animal.

Água deve estar sempre à vontade, com a vasilha sempre cheia.

Como Alimentar Seu Gato

Gatos tendem a rejeitar comida de verdade pela ração e conseguem comer o tanto certo tendo ração à vontade. Por isso, deixe sempre sua tigela cheia, tomando cuidado para que ele também coma a comida dos fundos, a não ser que seja comida úmida, pois essa estraga mais rápido e deve ser dada na hora em que o gato for comer.

Deixe água à vontade para o gato, e apenas limite o horário de refeições caso ele comece a engordar demais.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães, Gatos




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. marlene
    03/01/2014 at 01:26

    o meu cachorrinho é um filhote de um mês , mas estou achando que ele dorme muito sua raça é pincsher.