Tudo sobre pets

Quanto se Gasta por Mês para Manter um Cachorro?

Confira qual o custo de ter um cachorro mensalmente.

Artigo publicado por Maria Paula

Criar um cachorro tem seus gastos. Ele precisa de cuidados com alimentação, vacinas, veterinário, remédios, brinquedos, e outros gastos que podem variar de acordo com cada situação (como alguém para cuidar dele se você viajar muito, ou diárias em hotéis para cachorro). Infelizmente, muita gente não pensa nesses gastos antes de comprar ou adotar um cachorro e é esse o motivo pelo qual vários cachorros são abandonados na rua: Seus donos não estavam preparados, ou não queriam, arcar com os gastos básicos.

manter um cão: gastos

Abandonar um cachorro na rua porque você não consegue cuidar dele é considerada uma falta grave, sem contar com a crueldade com o cachorro, que não está preparado para a vida nas ruas e pode morrer. Por isso, é importante que os potenciais donos de cachorros se informem bem sobre os gastos mensais e anuais com um cachorro e tenham certeza que podem gastar, não só dinheiro como também tempo, com o cachorro.

Cuidados Básicos

Pesquisas em mais de dois mil domicílios brasileiros apontam que o gasto médio com um cachorro bem tratado fica em torno de trezentos reais por mês. Esse custo pode variar muito de acordo com a raça e o tipo do cachorro; por exemplo, cachorros mais peludos gastam mais com banho e tosa, e algumas raças precisam de maior acompanhamento veterinário devido a algumas doenças comuns naquela raça.

Esse valor médio de trezentos reais por mês inclui uma boa ração (você não pode economizar muito com isso, uma alimentação pobre vai deixar seu cachorro doente), cuidados veterinários e banhos.

gastos para criar um cão

Alguns cães têm cuidados extras por serem cães de exposição, cães de guarda, ou outros. Cães de pequeno porte podem chegar a custar até três mil reais mensais a um dono, mas são cães de luxo que são tratados de uma forma mais especial. Cães de grande porte já vão precisar de canis e outras instalações fora da casa, além da manutenção dessas instalações.

Cães de guarda ou com alguma função específica como cão-guia precisam de adestramento. Muitas pessoas adotam ou compram cães para serem cães de guarda e fazem uma espécie de “adestramento caseiro” trancando o cachorro, deixando-o mais bravo e antissocial. Esse tipo de comportamento que leva a tantos acidentes com cães de guarda que vemos nos jornais; eles não podem ser isolados, precisam ser treinados a atacar, alertar e defender, e a distinguir ameaças, e para isso eles precisam de socialização e um adestramento específico.

Recomendamos pesquisar com especialistas nas raças, portes e funções, o gasto médio para o cachorro que você pretende ter em casa.

Custo com Alimentação

Os custos também mudam de tempo em tempo. Ao adotar um cachorro você precisa comprar acessórios básicos. São eles: Tigelas para água e comida, coleira e guia para passear, brinquedos e, se o cão for filhote, ração especial para filhotes. Uma vez por ano, no mínimo, um cachorro deve ir ao veterinário para receber vacinas; mas os filhotes podem ir mais vezes. As vacinas para filhotes de até quatro meses custam em torno de sessenta mensais, a castração em machos custa duzentos e cinquenta, em média e em fêmeas, a média sobe para quatrocentos reais.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: