Tudo sobre pets

Quando Passar a Usar Ração de Adulto para Cachorros e Gatos

Saiba qual a melhor ração para cães e gatos.

Artigo publicado por Maria Paula

O tipo de alimentação que um filhote deve ter é muito diferente da de um adulto, seja qual for a espécie do animal. A frequência e a qualidade da alimentação devem mudar quando um filhote cresce, porque quando filhote ele precisa de mais calorias e nutrientes diferentes para crescer. Ao mesmo tempo, devemos ter atenção aos riscos que o excesso de comida traz aos cães e gatos, e por isso alimentar nossos animais de estimação de uma forma ideal.

ração de gato filhote

Cachorros

Filhotes de cachorro devem comer de três a quatro vezes ao dia, ração especial para filhotes de sua raça e porte. A frequência com que ele deve ser alimentado deve ir diminuindo gradativamente até ele chegar à idade adulta quando ele passa a ser alimentado duas vezes ao dia ração para adultos de sua raça e porte (a porção é especificada na ração).

A troca da ração para filhotes pela ração para adultos deve ser feita quando o cachorro atinge oitenta por cento do peso de um cão adulto de sua raça e porte, o que acontece aproximadamente aos nove meses de idade. Apesar da idade média em que essa troca deve começar seja de nove meses, é melhor usar o peso como indicação, pois a idade irá variar muito de acordo com a raça e o porte. Também deve-se tomar cuidado com cachorros que fazem muito exercício, eles podem precisar ser alimentados com maior frequência por mais tempo. Informe-se com os especialistas na raça e porte do seu cão.

Quando o filhote chega a oitenta por cento do peso de um adulto, ele deverá começar a comer duas vezes por dia uma mistura da ração para filhotes com a ração para adultos. A troca de rações pode irritar o intestino do cachorro, que não está acostumado com a nova ração ainda. Por isso, o melhor é ir colocando a ração para adulto junto com a para filhotes e ir aumentando a primeira gradativamente até que, quando o cachorro chegue a um ano, ele estará comendo somente ração para cães adultos sem muitos problemas.

ração de cachorro filhote

Gatos

Os gatos filhotes já precisam ter a ração sempre à sua disposição para quando quiserem comer. Os pacotes de rações costumam dar o limite diários de comida, e o dono pode deixar todo esse limite no pote para que o gatinho se sirva à vontade. Só é preciso limitar mais as refeições dos gatos na fase adulta caso ele esteja com sobrepeso. Enquanto filhotes, os gatinhos precisam de muita comida para dar energia ao seu crescimento e é perigoso limitá-la.

Os gatos atingem a idade adulta com um ano de idade. É no seu aniversário que você deve começar a trocar a ração, mas, assim como com os cachorros, não é aconselhável trocar a ração de uma vez. Por cinco dias, misture as rações aumentando a porcentagem da ração adulta gradativamente. Assim o gato não estranha a comida e não sofre de diarreia. Siga a orientação de porção que está na ração à risca.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Cães, Gatos





Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. Elias Rodrigues Eliger
    26/11/2015 at 21:51

    ola boa noite todo bem bom eu gostaria de saber o seguinte eu tenho um duvida com o meu cachorro que a seguinte ele e um fila certo a minha duvida e a seguinte ele tem 1 ano 5 meses ele já e um adulto e já esta na hora de coloca-lo para cruzar me desculpe e perdão em pergunta-los mais vocês que são desde blog pode me esclarecer esta duvida desde já muitíssimo obrigado.