Tudo sobre pets

Quando e Por que Mudar a Ração

Aprenda qual a hora certa de mudar a ração de seu cão.

Artigo publicado por Maria Paula

Existem alguns momentos na vida de um cachorro em que você se vê forçado a trocar sua ração. Normalmente, isso é feito quando o cachorro deixa de ser filhote e passa a ser um cachorro adolescente ou adulto. Alguns cachorros passam o resto da vida comendo apenas um tipo de ração, mas pode existir a necessidade de mudar a ração por alergia alimentar, problemas de saúde em que um cachorro precisa de maior concentração de um nutriente e complementos vitamínicos, quando a cachorra fica grávida e também quando fica idoso.

malefícios da ração

Veterinários devem ser consultados regularmente sobre a saúde de seu cachorro para determinar sua alimentação e quando ou não deve-se trocar a ração. A alimentação é crucial para a saúde do seu cachorro e, por isso, é importante estar sempre atento às necessidades alimentares do seu cachorro.

Como Mudar a Ração

Os filhotes devem ser alimentados com rações específicas para sua idade, porte e raça, sua rotina de alimentação deve ser rígida e a tigela do filhote não pode ficar cheia o tempo todo, ou o cachorro irá comer o tempo todo e isso pode levar a um filhote obeso ou com problemas digestivos (ou ambos). A troca da ração de filhote para uma ração de adulto deve ser quando ele chegar a oitenta por cento do peso de um cachorro adulto da sua raça e porte.

Normalmente, isso ocorre por volta dos nove meses, mas é melhor seguir o peso do cachorro do que a idade nessa questão. Por exemplo, filhotes de raças muito grande costumam ser alimentados com ração para filhote até os quinze meses, pois eles precisam de mais tempo para desenvolver uma boa ossatura condizente ao seu porte e peso adulto.

Passe a comprar uma ração específica para a raça e a saúde do seu cachorro. De preferência, leve-o ao veterinário quando perceber que ele chegou no ponto de troca de alimentação e siga suas orientações. Dependendo de como vai a saúde do seu filhote ele pode precisar de suplementos ou até mesmo ficar mais tempo na alimentação para filhotes.

cachorro e tigela de ração

A Ração Certa

Uma vez especificada qual a ração que ele irá comer na próxima fase, a transição deve ser gradativa. Mudar a ração de um dia para outro pode causar diarreia no seu cachorro, pois seu intestino não está acostumado com os nutrientes e outros produtos que existem na nova ração. O ideal é ir misturando a nova ração à velha, aumentando a porcentagem da ração nova dia após dia, para que o cachorro não estranhe o novo gosto e seu organismo se acostume com o novo alimento. Caso seu cachorro tenha alguma reação adversa mesmo assim, converse com um veterinário.

De agora pra frente, continue mantendo a saúde do seu cachorro em observação, indo ao veterinário no mínimo uma vez ao ano para fazer um check up completo. Caso algum exame indique que seu cachorro troque de ração, faça a mudança seguindo as mesmas orientações. E sempre pergunte sobre a possibilidade de mudar a alimentação do seu cachorro caso ele mude drasticamente de comportamento e nível de energia, ou desenvolva alguma alergia alimentar.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: