Tudo sobre pets

Quando Dar Banho no Cachorro

Aprenda como dar banho do seu cão.

Artigo publicado por Maria Paula

O banho do cachorro é muito importante para manter sua higiene, livrá-lo de parasitas e deixa-lo mais bonito e mais cheiroso para a convivência com humanos. A frequência com que os cachorros devem tomar banho irá, então, variar de acordo com seu estilo de vida e pelagem. Cães com pelagem densa e cães que vivem em apartamentos e espaços fechados podem precisar de banhos com mais ou menor frequência.

cachorro tomando banho

 

Os de pelagem densa com menor frequência para evitar que excesso de umidade cause problemas de pele e os que vivem em espaços fechados e em contato muito próximo com humanos, por uma questão de conveniência para os humanos por causa do odor.

Em geral, recomenda-se dar banho no cachorro duas vezes por mês, com espaço de quinze dias entre eles. Precisando de algum tipo de limpeza nesse intervalo, recomenda-se passar um pano umedecido em uma solução de um terço água, um terço de álcool e um terço de vinagre branco.

Como Dar Banho no Cachorro

É importante que você faça do momento do banho o mais agradável possível para seu cão, por isso, brinque com ele antes do banho, converse com ele com carinho e atenção para que ele passe a gostar da atenção que recebe nesse momento.

Primeiramente, é preciso escovar o pelo do seu cachorro para eliminar fios soltos e, em caso de cachorros com mais pelos, para desatar os nós que sempre se formam com o tempo. Depois, passe para o banho em si. Não use produtos usados em humanos e sim sabão e shampoo veterinários que são feitos para o pH e estrutura do pelo e da pele do cachorro.

Tampe os ouvidos do cachorro com algodão e tome bastante cuidado na hora de lavar essa parte para não deixar água entrar dentro do ouvido do cachorro. Use água morna, esfregue o pelo e a pele com firmeza, mas sem muita força. Sempre converse com o cachorro e lhe dê carinho se ele se estressar ou ficar muito preocupado com alguma etapa do banho.

cachorro de banho tomado

Depois, é preciso secar o cachorro. Enxugue-o bem com uma toalha e deixe-o ficar por um tempo em um local com sol, de preferência em cima da toalha. Você pode usar o secador, mas lembre-se que esse aparelho pode estressar, e muito, o cachorro por causa do barulho e do ar quente. Prefira ar morno ou mais frio e um secador que faça menos barulho. Mas, mesmo que ele não goste do secador, vale a pena insistir, principalmente em cachorros muito peludos, porque deixar o cachorro molhado pode causar infecções e problemas de pele, além de um cheiro ruim. Só abandone o secador se tiver bem quente e seco e você ter certeza que ele vai ficar bem sequinho.

Cuidados

Tomados esses cuidados, a experiência do banho vai ser tranquila para você e seu cão, e você nem ele sentirão problemas em repetir o processo em quinze dias. Não negligencie esse cuidado com seu cachorro, o banho é muito importante.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. Fabiana
    02/11/2013 at 18:56

    Eu dó banho c. Sabonete mata cura é bom