Tudo sobre pets

Qual a Melhor Idade Para o Cão Ser Comprado?

Aprenda Qual a Melhor Idade Para o Cão Ser Comprado.

Artigo publicado por Maria Paula

Comprar um cão não é uma decisão fácil que você faz sem pensar muito e ter bastante cuidado. Um cachorro é um ser vivo com demandas e que precisa de cuidados especiais, por isso, é importante que quando ele entre em sua vida seja até o final e que ele vá ser feliz e bem tratado. Quando o cachorro é comprado, a compra dele também é um desses fatores a serem pensados, já que existem idades em que a adaptação é mais difícil ou até mesmo em que a mudança para uma nova casa pode afetar sua saúde, como em filhotes que são separados de sua mãe cedo demais.

idade para levar cão para casa

Na verdade, a maior restrição são filhotes com menos de dois meses, que podem ter problemas por serem desmamados cedo demais ou vão para sua casa sem nenhum treinamento básico. Daí pra frente, é mais uma questão de escolha própria. Alguns donos fazem questão de ter um filhote para vê-lo crescer e porque acham essa idade a melhor idade do cachorro. Além disso, muitos acham que filhotes são mais fácil de se adaptar e você pode treinar ao seu gosto.

Por outro lado, alguns donos acham melhor adotar ou comprar cães adolescentes ou adultos. Esses cães já chegam na sua casa com treinamento completo, já superaram todas as doenças infantis, já são vacinados e mais fortes, ou seja, são mais convenientes.

Comprando um Cão Filhote

Quem quer adquirir um filhote deve pegar o cachorro entre dois a três meses. A vantagem de se comprar um cão filhote é o aprofundamento do laço entre você e o cachorro e o fato de que você e sua família que irão “moldar e criar” o cachorro. O filhotinho que crescer com você será mais fiel e mais amoroso; mas também dará mais trabalho. Um cachorro filhote deve ser vacinado frequentemente, deve ser treinado, ainda tem problemas motores e tem que ser educado em todos os aspectos.

idade para adotar

Comprando um Cão em Crescimento

Um cão em crescimento seria de aproximadamente dez meses. Para comprar um cão nessa idade, o dono deve fazer um teste de compatibilidade primeiro, não só por si, mas pelo cão. Comportamentos são mais fáceis de mudar em um filhote e adaptações ao ambiente também. Mas, um cão em crescimento que seja muito ativo, não será treinado para ser mais quieto e viver em um apartamento. É importante investir tempo na adaptação ao lar para depois começar o treinamento. O dono pode precisar conhecer como o cachorro se relacionava com os humanos antes, pois pode somente obedecer com determinadas técnicas.

Comprando o Cão Adulto

Essa é uma compra ainda mais conveniente, pois a personalidade e a saúde desse cão já está completamente formada. Um cão adulto já está educado e treinado e o dono que deve se adaptar ao jeito em que ele foi treinado. A adaptação é um pouco mais difícil pois tanto você quanto o cão já tem suas manias, por isso, ambos devem se conhecer bastante antes do cachorro ir para a sua casa. Em compensação, o cachorro já está totalmente treinado, já sabe fazer xixi e coco no lugar certo e não demanda tantos cuidados veterinários.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: