Tudo sobre pets

Psicólogo de Cachorro

Conheça o Psicólogo De Cachorro.

Artigo publicado por Maria Paula

Psicólogo de cachorro ainda é piada aqui no Brasil e em outras partes do mundo, mas saiba que é uma profissão que existe e tem suas funções, em alguns casos, essenciais. A psicologia canina é uma parte da veterinária que pode ajudar seu cão com doenças, melhorar a qualidade de vida do cão e do dono e ajudar também no treinamento do cachorro.

psicologo para cães

Uma consulta com um psicólogo do cachorro consiste em entender o problema comportamental do cachorro e procurar uma solução para ele. Problemas comportamentais em cães é mais comum do que pensamos. São cães que latem demais, cães que avançam nas visitas, cães que não aprendem a fazer xixi no lugar certo e muito mais. Muitas vezes o dono acaba aceitando esses problemas e vivendo pesadelos com seus cães, uma coisa que um psicólogo de cachorro poderia nos ajudar.

Os cães têm uma psicologia própria e, obviamente, problemas comportamentais neles não são como nos humanos. Muitas vezes os donos se colocam em má situações com seus cães por não saber lidar com eles, tratando-os como humanos, ou maltratando-os.

Casos para Psicólogo

Existem programas de televisão sobre psicólogos de cachorro e como eles são úteis em muitos casos. Esses psicólogos não só resolvem problemas dos cachorros, na verdade, muitas vezes o problema é o dono. Existem casos em que o dono procura o psicólogo porque a relação dele com o cão está prejudicando a relação com a família, namorados e amigos.

Mas, também há casos em que o cachorro está doente por problemas nervosos e o dono precisa de mais do que remédios para cuidar dessa doença. O psicólogo para cachorro entra nessa hora para saber o que está causando o estresse no cachorro e como mudar essa situação, outras vezes, para ensinar o dono como adaptar a uma nova situação com seu cachorro, como mudança de casa, viagens e outros.

psicólogo canino

O foco do psicólogo de cachorro é analisar um comportamento que esteja causando problemas, sugerir uma mudança desse comportamento, sugerir planos para mudar esse comportamento e orientar o dono na execução desse plano.

Quem São Esses Profissionais

Ainda não há nenhuma formação específica para psicólogo de cachorro, mas muitas vezes esses profissionais são veterinários ou treinadores (ou os dois). Os treinadores aprendem como funciona a mente do cachorro e se especializam exatamente em mudar ou imbuir comportamentos padrões nos cães que irão facilitar sua vida com os humanos. Isso já é uma boa base do que consiste um psicólogo de cachorro. Mas, prefira profissionais que sejam ambos veterinários e treinadores e que tenham estudado, mesmo que de forma informal, sobre problemas comportamentais que causam doenças, pois assim você sabe que está consultando um profissional mais completo.

O tratamento não é tão demorado, pois o psicólogo precisa de poucos dias para identificar os problemas comportamentais, e a grande maioria já tem uma terapia comportamental já instituída para esses casos. A maior parte do tratamento é a orientação da vida do dono com o cão para manter essa mudança de comportamento.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (2)

  1. Anônimo
    17/01/2016 at 21:59

    Tenho duas cachorras não combinar

  2. Angela Martinez
    20/01/2014 at 22:25

    Não sei mais o que fazer com o medo que a minha cachorra sente de tudo.
    Antigamente, era só medo de fogos ou barulhos semelhantes, mas agora ela está cada vez mais medrosa e fica dias e dias embaixo da cama.
    Somos uma família tranquila e procuramos sempre passar isso para ela mas não adianta.
    A cachorrinha em questão é uma Labradora de 6 anos.
    Por favor, vocês podem nos ajudar?