Tudo sobre pets

Protetor Solar para Cachorro

Conheça mais sobre Protetor Solar Para Cachorro.

Artigo publicado por Maria Paula

Cães e gatos também precisam de proteção solar, dizem os veterinários especializados em patologias cutâneas, e por isso o mercado de produto para animais agora oferece protetor solar para cachorro. Mas, não precisa se desesperar, nem todo cachorro precisa do protetor solar. É verdade que todos eles devem ser protegidos da superexposição solar, mas isso quer dizer não passear com o cão em horários em que o sol está muito quente (ou passar o protetor solar somente quando o cão precisar ser exposto ao sol).

protetor solar para cães

Quais Cães Precisam de Protetor Solar

Alguns cães mais sensíveis ao sol, porém, vão precisar do protetor com mais frequência. Esses são os cães de raça sensíveis aos danos solares, aquelas com histórico de câncer de pele ou outros problemas cutâneos; os animais albinos ou com algum tipo de despigmentação e os cães com pouco pelo.

As áreas mais afetadas são as orelhas e o focinho, mas algumas raças desenvolvem melanoma ou dermatites causadas pelo sol, no tronco. Essas raças são boxer da cor branca, dálmata, wippet, stattfordshire terrier americano e o bull terrier da cor branca. Como você pode ver, cães brancos com poucos pelos também são sensíveis e podem precisar do protetor solar para se proteger da dermatite solar ou melanoma.

Os cães que já desenvolveram a dermatite solar precisam do protetor como forma de tratamento, a exposição ao sol pode piorar muito a situação. A doença aumenta a sensibilidade ao sol e, em casos mais graves, essa sensibilidade é extrema. Para esses casos, é necessário protetor solar sendo reaplicado ao longo do dia, com FPS 15 no mínimo e à prova de água.

Cães que não estão nesse grupo de risco precisam do protetor solar nas orelhas e focinhos nas épocas em que o sol está mais forte, como no verão, principalmente aqueles que possuem quase nenhum pelo nessas partes.

cão no sol

Marcas e Preços

Os protetores solares para cachorro custam mais ou menos o mesmo preço que um protetor solar para pessoas. Um pote com cinquenta gramas e FPS 30 da Pet Society, por exemplo, custa entre quarenta e sete e cinquenta reais. O SunDog, da Progenic Veterinária, pode ser adquirido por dezesseis a vinte reais, um pote de cinquenta gramas e FPS 15.

É importante conversar com o veterinário antes e ver qual o FPS mais indicado para seu cão. Animais com muita sensibilidade irão se beneficiar mais com o fator de proteção solar 30, enquanto, cães brancos e com pouco pelo podem usar o fator 15 sem muitos problemas.

É importante conferir se o protetor solar é a prova de água e de rápida absorção, e daqueles que não ficam muito pegajoso. Você vai ter que tomar cuidado para seu cachorro não lamber o pelo no começo, até que ele seja absorvido e suas propriedades à prova de água façam efeito. Por isso também, é importante comprar uma formulação exclusiva para cães e gatos, porque seu animal deve ser protegido de uma ingestão acidental do produto, o que é muito provável.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Boxer, Bull Terrier, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Cães, Dálmata





Envie seu comentário:


Comentários (3)

  1. Inge Eggert
    25/09/2015 at 17:25

    Boa tarde

    Temos uma cachorra com 80% de albina e ela tem uma pálbebra sem pigmento o que deixa essa área sempre vermelha. Tomamos os cuidados possíveis para que não se exponha ao sol, mas mesmo assim continua o vermelho. A pergunta é: poderia ser manipulado um creme com protetor solar para essa finalidade e que não prejudique os olhos. Agradeço. Inge Eggert

  2. gerlandia
    13/08/2015 at 14:54

    Meu cachorro ta com muitas feridas no corpo pincipalmente cabeça e patas .eles sagram mais ja sei q nao e sarna me falaram q ele pode ser albino …sera q posso passar o protetor nele ?

  3. Marcos
    25/05/2015 at 13:41

    Muito interessante o assunto. Minha cachorra está com problema sério devido o sol, porém não existe protetor solar para cães, o PET SOCIETY deixou de ser produzido e o SUNDOG não se encontra em lugar algum. Portanto se tiverem informações sobre algum produto para cães, agradeço imensamente.