Tudo sobre pets

Por que Cachorro não Gosta de Secador?

Saiba como secar seu cão sem assustá-lo

Artigo publicado por Maria Paula

Na hora de dar banho no cachorro, muitos donos ficam na dúvida o que é que mais estressa o cachorro, se é o banho ou o secador. Cachorros não gostam muito de banhos, aquela história de ficar parado e molhado, passar frio, ter os pelos desembaraçados, passar mais frio e aguentar o secador.

Cachorros não tomam banho naturalmente, se deixados na rua ou vivendo uma vida selvagem, eles não vão procurar água para tomar banho, isso é mais uma questão para o nosso bem estar e para ele ficar bonito. A maioria dos cachorros até gostam do resultado, ficar mais limpos, bonitos e macios; mas não gostam do processo, ficando tão tensos durante o banho que dormem depois.

secador de cão

O Secador

Agora, o secador, além de não ser natural de forma alguma para o cão, ainda o irrita ou intimida. O motivo é bem simples: Secadores de cabelo fazem um barulho que para a maioria dos cachorros é insuportável ou no mínimo extremamente irritante. Cachorros possuem ouvidos mais sensíveis, podendo ouvir sons que nós não ouvimos. Os sons agudos são ainda piores, e, embora a gente não escute muito, o secador também tem sons agudos que ferem o ouvido do cachorro.

Além do som, muitas vezes um secador pode queimar a pele do cachorro, deixando ele traumatizado. É normal que o dono faça isso com seus cães pelo menos uma vez, já que é difícil saber a tolerância à temperatura do outro (é difícil quando se é um profissional como um cabelereiro em um ser humano, quanto mais você com seu cachorro). O vento quente, mesmo que mais moderado, também assusta o cachorro, e se ele já foi queimado, ele pode estar sempre tenso, achando que será queimado novamente.

cão no secador

Como Usar o Secador com Seu Cão

Primeiro, você deve começar a fazer da hora do banho do seu cachorro, algo mais prazeroso. Brinque com ele no local onde você dá banho, junto com os instrumentos para que ele relaxe nesse ambiente. Na hora de começar a dar o banho, não se irrite quando ele quiser fugir e não o force a ficar no local. Seja paciente e comece a acostumar o cão aos poucos, deixando ele sair debaixo da água um pouco, e fazer ele voltar conversando e brincando com ele. Também é importante escovar os pelos primeiro para que o cão não fique com nós horríveis que você irá desembaraçar depois, no meio do banho e fazer a experiência ainda pior.

Na hora da secagem, deixe o cachorro se esfregar numa toalha, sob o sol primeiro. Ele vai usar esse tempo para relaxar e brincar. Seque-o bem com a toalha, brincando com ele no processo, para que você use o secador o mínimo possível.

Compre um secador com abafador de barulho, se possível, sempre use o aparelho na temperatura média. Hoje em dia existem secadores com vento frio, eles são melhores porque não ressecam os pelos e não queimam a pele do animal (nem a sua por sinal, esses secadores são melhores para você também). Mostre ao animal que o secador não faz mal e faça o processo ser rápido e ele vai fugir menos.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (2)

  1. marcia
    16/01/2014 at 18:57

    Tenho uma cadela da raça labrador,que deu cria a 16 dias e um dos filhotes está apresentou tosse como se estivesse engasgado, nos últimos dois dias.Vocês poderiam me ajudar.

  2. kira
    15/01/2014 at 14:03

    kira tem 4 anos,e ela chegou em minha casa com 20 dias.Sua raça é pincher,ela já estava acostumada com a ração,porem minha mãe achou que ela precisava de um pouco de comida e assim ela desaprendeu a comer a ração.Vocês poderiam me ajudar nesta questão?