Tudo sobre pets

Peixes Ornamentais

Saiba como cuidar de peixes ornamentais.

Artigo publicado por Maria Paula

Peixes ornamentais é o nome que se dá às espécies de peixes de aquário selecionadas por sua beleza e a mistura de cores e formas que têm. A maioria deles são para aquários de água doce e capturados na natureza, sendo o koi e o peixe-dourado suas mais famosas exceções. Essas duas espécies são criadas especificamente para aquários. Os peixes ornamentais variam muito de forma e cor, conseguindo-se um resultado muito exuberante em seu aquário, caso você crie esses peixes juntos.

Criar peixes ornamentais é uma boa opção para quem quer ter animais de estimação de fácil manutenção. Além disso, os peixes ornamentais embelezam sua casa, formando um espaço especial e bonito na sua residência, sobrepujando qualquer peça de decoração. Os peixes ornamentais vivem mais que os peixes ditos de corte e demandam menos espaço, o que faz deles mais conveniente para a criação em aquários.

peixes ornamentais

Como Criar Peixes Ornamentais

Primeiro você deve decidir quais tipos de peixe ornamental quer criar. Você deve levar em conta o preço do peixe e de sua manutenção, e a adaptação do peixe à região e ao clima (no caso de aquários residenciais, você pode climatizar o aquário de acordo com as necessidades do peixe, mas isso faz do aquário mais caro). Prefira comprar os peixes bem novos, pois eles são mais baratos, se adaptam melhor ao cativeiro e irão se reproduzir com mais facilidade.

O segundo passo é planejar o aquário. Você deve, obviamente, criar apenas peixes de água doce ou de água salgada. Os de água salgada são mais raros, por isso é mais recomendado fazer um aquário de água doce. Os peixes amazônicos, plantas e ciclideos africanos, dentre outros, são peixes ornamentais de água doce. Você deve comprar um aquário que proporcione aos peixes temperaturas mais elevadas, acima de vinte graus (poucos suportam temperaturas até dez graus). Dependendo do local onde você mora (muito frio, por exemplo), o aquário pode precisar de coberturas e até estufas para não deixar a temperatura da água mudar de acordo com a temperatura externa ao aquário.

Cuidando da Água

A água do aquário também precisa de cuidados. O pH da água deve estar de acordo com o suportado pela espécie escolhida; a sujeira deve ser limpada diariamente e também deve ser feita a troca de metade da água para que os peixes fiquem saudáveis. Já a alimentação, em aquários, é melhor feita por ração. Algumas famílias de peixes possuem rações específicas que devem ser dadas uma vez ao dia.

peixe ornamental

Ao comprar seus peixes, converse com o vendedor ou alguém especializado em peixes ornamentais, sobre quais tipos de peixe podem viver em conjunto e tudo o que é preciso para mantê-los bem. Seus maiores gastos e preocupações será para decidir os peixes e montar o aquário (embora muita loja de peixes ornamentais lhe venda os aquários já prontos, evitando muito trabalho). Depois disso, é só comprar as rações certas, limpar o aquário e substituir metade da água diariamente. Você adquire um bom hobbie e tem um espaço mais bonito e relaxante na sua casa.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets




Envie seu comentário:


Comentários (2)

  1. IVO DOS SANTOS RAMOS.:
    27/10/2015 at 19:02

    Decidir instalar um aquário em casa – sala – de água doce. solicito envio, sendo possível, de especies adquadas, tipo de aquário, tamanho, ração marcas, bombas etc

  2. Emanuelle
    14/01/2014 at 13:29

    Olá,minha betta fêmea está muito doente
    não come já faz três dias,está com as brânquias bastante inchadas
    ,respiração ofegante e só fica na superfície do aquário
    Já dei o remédio pra ela(Alcon Ictio),não adiantou de nada
    Me ajudem Por favor!!!