Tudo sobre pets

Otite Canina

Dê uma olhada no ouvido do seu pet

Artigo publicado por Maria Paula

Cães são animais que possuem uma orelha bem projetada, comparada a outros órgãos como nariz e olhos, este órgão auditivo é o maior. Além de ser um órgão notável, o tamanho e formato da orelha varia de raça para raça, existe cães com orelhas curtas e projetadas para cima, e  cães com orelhas longas e projetadas para baixo. Todos os cachorros estão suscetíveis a otite canina, principalmente os cães de orelha longa, que possuem o ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias, pois suas orelhas deixam o ouvido úmido e quente.
otite canina

Causa de Otite em Cachorros

A otite é uma inflamação do ouvido, que ocorre frequentemente em cães, pois a estrutura de sua orelha comparada a outros animais e humanos, propicia a ocorrência dessa inflamação. Algumas raças como Basset Hound, Dachshund, Golden Retrivier, e Cocker Spaniel são mais predispostas que outros cães porque possuem orelhas pendentes, e isto facilita a inflamação.

As causas podem ser de origem infecciosa como fungos, bactérias e parasitas; pode estar relacionada com problemas de pele; podem ter haver com a genética; tumores; e até corpos estranhos, que podem inflamar o local; alergias; susbtâncias irritantes; entrada indevida de água nas orelhas do cão, isso ocorre geralmente durante os banhos, para se evitar essa situação, é necessário protejer os ouvidos do animal com chumaços de algodão seco e evitar ao máximo jogar grandes quantidades de água na cabeça do cão, terminado o banho deve-se retirar os algodões e conferir se a orelha continua seca; um outro fator é o vento das orelhas, fato que ocorre quando os donos dos cães os levam para passear de carro e expõem o cachorro ao vento forte durante certo tempo. Há divisões quanto ao tipo de otite, que são a otite externa, a otite média, e a otite interna, relacionadas respectivamente com o ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.

Sintomas de Otite em Cães

Os sintomas ligados à otite são: coceira nos ouvido, onde o animal coça tanto com a pata, quanto em móveis, chão e afins; secreções purulentas provindas do ouvido; vermelhidão; mau cheiro; dor; em alguns tipos de otite o ouvido fica escurecido e com crostas; sacolejo a cabeça; perda de audição.

exame de otite

Tratamento

O diagnóstico é feito através da avaliação do conduto auditivo com um aparelho chamado otoscópio, que possui uma lente de aumento que permite enxergar ácaros e outros patógenos no ouvido.

Também é possível diagnosticar a otite através de swabs, que é um procedimento onde se coleta as substâncias presentes no ouvido do cão, que é levada ao laboratório para cultivar e saber qual é o fungo ou bactéria. O tratamento consiste na limpeza do ouvido do animal com otite com remédio de uso tópico, associados com antibióticos. A prevenção para otite é bem simples, o proprietário deve limpar constantemente  o ouvido do cão, cuidar para que não caia água na orelha do cachorro nos banhos em pet shops ou em casa, e frequentar constantemente o veterinário.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Cães





Envie seu comentário:


Comentários (3)

  1. katriny
    27/05/2013 at 14:14

    por favor me indicar 1 remedio via oral,para tratar da otite do meu cachorro,já esta avançado,ja usei pomada e exprei e ñ tem melhora e agora pra piorar está sangrando

    • Luciana Meireles
      31/05/2013 at 17:13

      Olá, Katriny. O melhor que você pode fazer pelo seu melhor amigo é levá-lo no Médico Veterinário.

  2. elizabete lemes
    15/10/2013 at 23:23

    ELE CHORA MUITO MEU CACHORRO E TREME SERÁ QUE PODE SER SO DOR DE OUVIDO?